terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


09/02/2016 - 3ª. Feira IV Semana comum - Carnaval

- 1 Reis 8,22-23.27-30 – “ a oração que se faz neste lugar”

 Foi assim que Salomão se dirigiu ao Senhor diante do altar no templo: “Ouve a oração que o teu servo te faz neste lugar!” O templo de Deus é hoje também o nosso coração, que é o lugar onde Ele vive e olha por nós. É no mais profundo silêncio do nosso ser que o Senhor escuta a nossa prece e nos abençoa de coração aberto e espírito vigilante. “Se os mais altos céus não te podem conter, muito menos esta casa que eu construí!” Diante da imensidão de Deus Salomão se rende e percebe que nem mesmo o belo templo que ele construiu pode conter a presença do Deus cheio de amor e misericórdia, pois Ele extrapola todo e qualquer limite que o homem determina. Mesmo reconhecendo que o homem não é capaz de limitar a grandiosidade de Deus nem encerrá-Lo em espaço preparado por mãos humanas Salomão pediu para que o Senhor escutasse a sua prece e colocasse o Seu olhar sobre aquela casa e ouvisse as preces do povo que ali orava. A imensidão de Deus também não cabe dentro do que as nossas mãos constroem e põem barreiras e limites. No entanto, Deus preenche o templo do nosso coração, pois este foi construído por Suas próprias mãos. Deus veio morar no meio de nós e habita em uma casa que não foi feita por mãos humanas. Hoje, nós também, olhamos para o céu, como Salomão o fez e pedimos que os “olhos do Senhor estejam abertos noite e dia sobre a nossa casa”. Hoje também, podemos pedir a Ele que olhe pela nossa casa, pelo nosso lar, o lugar onde nós moramos com a nossa família. Que os olhos do Senhor estejam também abertos noite e dia sobre a comunidade onde nós nos reunimos para orar. Que Ele nos escute e perdoe as nossas mazelas! Que Ele cure os nossos relacionamentos e que o Seu Nome também esteja gravado na porta da frente da nossa morada terrena. - Faça hoje como Salomão. Peça que o Senhor visite a sua casa, a sua família, o seu coração. Exponha a Ele as suas necessidades e dê abrigo a Ele na sua vida.


Salmo 83 – “Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!”


A nossa alma anseia pelos átrios do Senhor, para louvá-Lo e reconhecer a Sua grandeza e proteção, face a face. No entanto, Ele está tão perto de nós! Se tomássemos consciência de que o Senhor construiu Sua morada no nosso coração, nós seríamos felizes como aqueles a quem o salmista se refere: “Felizes os que habitam vossa casa!” O pardal e a andorinha, porque são criaturas simples e não colocam razão acima do seu instinto encontram com muito mais facilidade abrigo na casa do Senhor. Que nós possamos dominar a nossa razão e nos deixemos ser como os passarinhos. Pois somente assim o nosso coração e a nossa carne poderão se rejubilar e exultar de alegria no Deus que está vivo dentro de nós!


Evangelho – Marcos 7, 1-13 – “as tradições humanas e os ensinamentos de Deus”.

Jesus neste Evangelho vem nos questionar sobre as atitudes que praticamos no dia a dia da nossa vida, tanto dentro da nossa casa, como no lugar onde temos autoridade e damos as cartas. Mesmo que hoje as nossas incoerências e hipocrisias não sejam, literalmente, o lavar as mãos, nem tampouco o tomar banho ou a maneira de lavar copos, nós encontramos um verdadeiro sentido no que Jesus nos fala aqui: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim”. E mais: “Não adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos!” E continua dizendo “Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. E Jesus vai mais além: “Vós fazeis muitas outras coisas como essas”. Será que isto tem alguma coisa a ver com a nossa vida, com as nossas ações diárias? Será que estamos colocando as regras humanas à
frente do mandamento de Deus? O mandamento de Deus é o amor e Jesus veio nos ensinar a amar com o mesmo amor que O Pai nos ama. Os nossos gestos, as nossas expressões, as nossas reações, as nossas obras de misericórdia, o nosso comportamento, devem ser pautados pelo amor de Deus. Se assim não o fazemos, se apenas o dizemos e não concretizamos por meio da oferta do nosso coração, de nada valerão as nossas atos exteriores, os ritos, as convenções, as práticas corriqueiras que seguem apenas o manual de instrução do mundo. Seguir a tradição dos homens é andar conforme a onda do mundo até naquilo que ofertamos a Deus. Quando deixamos de lado a nossa obrigação de filhos e filhas para com a nossa família, pai e mãe que necessitam de nós e queremos impressionar os outros com o valor que nós oferecemos a Deus estamos infringindo o 4º mandamento que nos manda Honrar pai e mãe. Não podemos nos desviar nem confundir as nossas oferendas: uma coisa é o que devemos ao nosso próximo, outra coisa é o que devemos a Deus. Os mandamentos nos foram dados para iluminar o nosso caminhar a fim de que possamos chegar ao porto seguro. Se temos substituído a orientação de Deus para seguir as formalidades do mundo ou aos maus desejos da nossa humanidade decaída fazendo com que as nossas atitudes falsas nos desviem do verdadeiro caminho, com certeza, também estamos perdendo a grande oportunidade de construir uma morada no céu que é o lugar do nosso destino final. - Quando você louva a Deus, você o faz de coração? Você presta atenção nas suas palavras? - Você tem deixado de ajudar ao seu pai ou a sua mãe porque está ajudando na Igreja ou na Comunidade? - Você tem sido fiel ao dízimo? – A quem você acha que deve dar prioridade?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: