quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

11/02/2016 - 5ª. Feira DEPOIS DAS CINZAS

– Deuteronômio 30,15-20 - “ o céu é testemunha”

O homem que aceita caminhar ou não nos mandamentos do Senhor Deus tem como escolha a vida e a felicidade; a morte e a desgraça. A escolha que fizermos nos levará a viver a bênção ou a maldição. Assim sendo, nós temos o mapa para descobrir o caminho da vida e da felicidade. A nossa própria vida se constitui uma prova da veracidade do que a Palavra nos afirma, por isso, somos testemunhas disso: na medida em que caminharmos com Deus e que seguirmos a lei do amor, apesar das dificuldades, nós teremos paz e esperança. Do contrário, sofreremos desespero, angústia e aflição. A proposta do Senhor para nós é que O amemos e provemos isto, seguindo os Seus caminhos e guardando as Suas leis e os Seus decretos. E a recompensa que teremos é uma descendência numerosa e a Sua bênção durante o tempo em que caminhamos aqui na terra. Porém, o Senhor também nos adverte: “Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar”, significando isto que a nossa vida aqui na terra é passageira e que o tempo em que nós vivemos é o momento ideal para aceitarmos a Sua proposta. A hora é esta! É pegar ou largar! O céu é testemunha da Palavra de Deus, e é para lá que caminhamos, portanto não podemos nos isentar nem ficar de fora. - Como está a sua vida, seus sentimentos? - Você tem paz ou aflição no coração? O que está lhe faltando? – Você tem vivido na bênção ou na maldição? - Você, tem certeza que já fez a opção certa?

Salmo 1 – É feliz quem a Deus se confia!”


A felicidade é a necessidade primordial da nossa alma e o salmista nos ensina o caminho certo para alcançá-la: confiar em Deus! O homem e a mulher que confiam a sua vida ao Senhor e que vivem em função da Sua Lei, com certeza encontrarão a felicidade verdadeira. Deus é a fonte da bem-aventurança e quem se apóia Nele é comparado a uma árvore plantada à beira do rio, por isso, tem a garantia de uma existência promissora. Tudo o que empreender, prosperará e as suas obras permanecerão para sempre.


Evangelho – Lucas 9, 22-25 - “a Cruz é um exercício que nos ajuda nos livrar de nós mesmos”


O seguimento de Jesus implica na renúncia total da nossa vontade e de tudo que almejamos amealhar aqui na terra, porém a nossa vontade humana nos leva a desejar conseguir tudo com muita facilidade e sem muito esforço. Jesus nos propõe a Cruz como exercício para nos livrar de nós mesmos (as), da nossa vontade fraca, da nossa acomodação e assim nos deixarmos ser entregues à vontade do Pai que para nós é a felicidade suprema. Ele veio ao mundo com uma missão definida e concretizou-a assumindo a Cruz a fim de que pudéssemos também imitá-Lo nos desafios da nossa vida. Por isso, antes de nos fazer a proposta para que O sigamos Jesus nos fala do que Ele próprio teve que passar: sofrimento, rejeição, morte, mas afinal no terceiro dia, a ressurreição. A ressurreição de Jesus é, para nós a maior mensagem de esperança, pois sabemos que se Deus o ressuscitou no terceiro dia depois da Sua Paixão e Morte, também nos ressuscitará depois que passarmos pela cruz e também pela morte, para uma vida de glória. Precisamos, portanto, fixar os nossos olhos no amanhã que virá e não somente no hoje que estamos enfrentando. A Palavra de Deus se realiza na medida em que a assumimos e, se Jesus nos manda tomar a Cruz para segui-Lo, não podemos continuar tentando ganhar o mundo inteiro apegados ao que temos e a quem somos e caminhar para a perdição. - O que você entende da proposta de Jesus para segui-Lo? - O
que você precisa renunciar para seguir a Jesus? - O que significa para você tomar a sua cruz? Qual é a sua cruz?- Você pode ser a cruz? - Você, que não se aceita, que queria uma vida diferente


Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: