Obras sociais administradas pelos franciscanos já acolheram presos ou ex-presos que tiveram a pena comutada em serviços sociais
Libertar mil prisioneiros, detidos por pequenos crimes nos cárceres indianos, concedendo aos presos um ‘indulto’ especial no Ano Jubilar. Este foi o pedido que os franciscanos indianos fizeram ao governo, desejando que também a sociedade indiana possa ter uma marca do Ano Santo da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco.
Conforme comunicado à Fides, a iniciativa parte da “Associação de Famílias Franciscanas da Índia” (AFFI), uma rede que une no âmbito nacional mais de 50 mil franciscanos de várias congregações religiosas, masculinas e femininas, e também os leigos. Reunidos em sua assembleia nacional, em Bangalore, nos dias passados, os representantes de AFFI refletiram sobre o tema “Ser franciscanos: rosto da misericórdia de Cristo neste mundo”.
Os franciscanos na Índia, presentes com 54 congregações em 164 províncias, se comprometeram principalmente na ajuda aos pobres e marginalizados através de instituições educacionais, médicas e obras sociais. “Como já estão envolvidos em obras de misericórdia corporais e espirituais, seguindo as pegadas de São Francisco e Santa Clara de Assis, o convite do Papa Francisco para o Jubileu da Misericórdia acrescentou e renovou uma motivação especial à missão dos franciscanos na Índia”, explica à Fides Pe. Nithiya Sagayam OFM Cap, coordenador de AFFI.
Agora, os franciscanos focalizaram a sua atenção na libertação dos prisioneiros detidos por pequenos crimes. Algumas obras sociais administradas pelos franciscanos já acolheram presos ou ex-presos que tiveram a pena comutada em serviços sociais. Agora, se pretende iniciar negociações com as autoridades governamentais para obter um pequeno indulto, mas também para “guiar os ex-detentos e fazer com que retomem a vida com dignidade e esperança”, concluiu Pe. Sagayam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário