- Documento CELEBRET para Pe. Francisco Antônio Cavalcanti de Menezes – 15 02 16
- Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza para Pe. José Edivânio de Lira Laranjeira da Diocese de Balsas MA – 15 02 16.
- Provisão de Vigário Paroquial de Conj. Industrial, Maracanaú para Pe. Francisco José Costa de Souza, INJ – 15 02 16.
- Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza para Pe. Fr. Francisco Antônio Ferreira de Sousa, OFMCap – Ministro Provincial – 16 02 16.
- Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza para Pe. Fr. Edvá Ferreira Barros, OFMCap – Auxiliar no Santuário Coração de Jesus em Fortaleza – 16 02 16.
- Provisão de Reitor do Santuário do Sagrado Coração de Jesus em Fortaleza para Fr. Francisco Renê Tomaz Bezerra, OFMCap – 16 02 16.
- Provisão de Vice-Reitor do Santuário do Sagrado Coração de Jesus em Fortaleza para Fr. Raimundo Riord Goes Tavares, OFMCap – 16 02 16.
- Provisão de Vigário Paroquial de N Sra da Conceição – Messejana – Administrador da Área Pastoral N Sra Brasil para Fr. Wilter Gleiton Cristino Malveira, OFMCap – 16 02 16.
- Provisão de Vigário Paroquial de N Sra Conceição – Messejana – auxiliar na Área Pastoral N Sra Brasil para Fr. Edval da Costa Araújo, OFMCap – 16 02 16.
- Provisão de Vigário Paroquial de N Sra Conceição – Messejana – auxiliar na Área Pastoral N Sra Brasil para Fr. Ricardo Régis Ferreira Sales, OFMCap 16 02 16
- Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza para Pe. Fr. Afonso Bezerra de Oliveira (Frei Hermínio), OFMCap – 16 02 16.
- Provisão de Pároco de Nossa Senhora das Graças – Pirambu, Fortaleza para Fr. José Nilto Pereira, OFMCap – 16 02 16
- Provisão de Vigário Paroquial de Nossa Senhora das Graças – Pirambu, Fortaleza para Dom Fr. Geraldo Nascimento, OFMCap – Bispo Auxiliar Emérito de Fortaleza – 16 02 16.
- Provisão de Pároco de Nossa Senhora da Conceição em Guaramiranga para Fr. Gilberto Siqueira Alves, OFMCap – 16 02 16.
- Autorização para abertura de Comunidade Rainha da Paz de Sobral na Paróquia S. João Batista – Tauape, Fortaleza – 17 02 16.
- Autorização para Santa Reserva Eucarística no Centro Católico de Evangelização Shalom no Bairro Jardim Guanabara – Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Nova Assunção em Fortaleza – 17 02 16.
- Provisão dos membros do Conselho Econômico da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Cascavel – 17 02 16.
- Provisão dos membros do Conselho Econômico da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Taquara, Maracanaú – 17 02 16.
- Provisão dos membros do Conselho Econômico – Paróquia Nossa Senhora das Dores – Campos Belos, Caridade – 17 02 16.
- Autorização de Santa Reserva Eucarística em Capelas da Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Campos Belos, Caridade: Nossa Senhora de Fátima – Comunidade do Açudinho; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Comunidade de Umarizeira; Nossa Senhora Aparecida – Comunidade do Humaitá; Santo Estêvão – Comunidade da Timbaúba e São Pedro – Comunidade do Carneiro – 17 02 16.
- Provisão dos membros do Conselho Econômico da Paróquia São Pedro – Barreira – 18 02 16.
- Recondução a Vigário Geral – Moderador da Cúria do Mons. Virginio Asencio Serpa – 24 02 16.
- Recondução a Vigário Geral – Pe. João Jorge Corrêa Filho – 24 02 16.
- Autorização para exclaustração de Ir. Francisca Viana de Oliveira do Instituto Josefino – 09 01 16.
- Autorização de Santa Reserva Eucarística na Capela do Grupo de Oração “Nova Unção” na Paróquia Imaculada Conceição e São João XXIII – Bairro João XXIII, Fortaleza – 27 02 16.
- Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza para Pe. Guillermo Santos Frias da Arquidiocese de Brasília – em acompanhamento das Comunidades do Caminho Neo-catecumenal em Fortaleza – 27 02 16.
- Autorização de Santa Reserva Eucarística em Capela da Comunidade Servos por Amor na Paróquia São José – Bairro Edson Queiroz, Fortaleza – 27 02 16.
- Provisão dos membros do Conselho Econômico da Paróquia Santo Antônio – Capuan, Caucaia – 27 02 16.
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
NOMEAÇÕES E PROVISÕES - FEVEREIRO 2016
90 ANOS DE VIDA DO PADRE EXPEDITO JOSÉ FRANCISCO TELES, SJ
Acontece, amanhã, dia 1º de março de 2016, às 19 horas, na Igreja de Santa Teresinha na Jurema, em Caucaia, a Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 90 Anos de Vida do padre Expedito José Francisco Teles, SJ. Todas as comunidades, amigos e familiares estão convidados a participarem deste momento. Pe. Expedito é Vigário da Paróquia Sta. Terezinha, no subúrbio de Fortaleza.
Parabéns, que Deus continue abençoando com saúde e felicidades.
Palavras do próprio Pe. Teles
“Aos 90 Anos, paro e olho para trás. Que vejo? Toda minha vida exposta no telão da historia.
- A infância vivida;
- A adolescência e juventude superadas;
- A idade madura vencida;
- O vértice da quarta idade atingido.
Atingido o vértice, resta apenas – A entrada na vida!
Nasci a 1º de Março de 1926, no Sítio Matta, Município do Crato. Pequena propriedade dos meus avós paternos. Filho de romeiros camponeses das Alagoas. Fui registrado, nascido em Juazeiro do Norte-CE.
A árvore da botânica zoológica não faz parte da minha genealogia. Com seis anos apenas, era já eu praticamente o vaqueiro da pequena fazenda. Pequeno e franzino, ágil e veloz como um cabrito montez, socado no meu calção de mescla escura, protegido apenas por uma camisa de riscado, voava pelos campos cheirosos em flor como uma borboleta vadia à busca das vacas e ovelhas do meu pai.
Sentia-me cheio de autoridade. Pensava com meus botões. – Aqui, é meu chão. Meu “habitat”. Ninguém me arrancará do meu solo nativo. Com quinze anos, porém, fui transportado e implantado no chão dos claustros austeros dos Padres Jesuítas em Baturité-Ce, 3 de Janeiro de 1938. Era a primeira vez que eu me separava dos meus pais, dos entes queridos, dos meus familiares.
Vinha do Sertão carregando sobre os ombros a mochila da timidez, da inibição, de uma pobreza modesta e humilde. Na bagagem de romeiro, meus exíguos pertences. Na memória e lembrança as paisagens onde nascera. Queria ser sacerdote-jesuíta.
“Deus te abençoe, meu filho, a Virgem Santíssima faça de ti um sacerdote santo; Teu padrinho de batismo meu padrinho Cícero, te abençoe.” Era a benção paterna patriarcal recebida todas as manhãs. Entendia mais do campo, das vacas e ovelhas do meu pai, que propriamente de vocação. Eu me parecia com o profeta Amós, pastor de Tecua. Era um menino pobre, simples e humilde, sem infância, sem estudos, uma cera branda na linguagem de Aristóteles.
Com dezoito anos de idade entrei no noviciado da Companhia de Jesus, Baturité-Ce, 1º de Fevereiro do 1944. O noviciado para os jesuítas é a “escola da oração” – “Schola affectus”. Orar na linguagem inaciana é entrar na intimidade com Deus. Sentir interiormente que Deus gosta de nós e nós também gostamos Dele.
Aos 90 Anos de idade distribuídos em parcelas aritméticas: 72 Anos de vida religiosa na Companhia de Jesus, 59 Anos de sacerdócio na Igreja de Cristo. Como me encontro? Espiritualmente, muito feliz! Biologicamente, bem; precisando de uma revisão e de uns reparos.
Eis minha história. Vim de longe, lutei muito contra tudo, contra todas as tentações que me assaltaram pelo caminho. Muitos partiram comigo. Porém, logo desistiram. Eu fiquei. Hoje entendo melhor o conselho de Amado Nervo: ‘Que a tua experiência seja a mão que guia a bússola que orienta o farol que salva os náufragos’”.
Informações: (85) 3294-9238; (85) 3294-1066 – igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus
Dados Biográficos:
DADOS BIOGRÁFICOS ETC.
Pe. EXPEDITO TELES nasceu no dia 1° de março de 1926, na FAZENDA MATA, município de Juazeiro do Norte-CE. É filho de JOSÉ FRANCISCO TELES e MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO TELES, ambos falecidos. Fez os primeiros estudos, compreendendo a alfabetização, no Grupo Escolar de Juazeiro do Norte. Sua vocação ao sacerdócio e à vida religiosa floresceu ainda no lar, graças ao exemplo de vida crista, profunda e sólida de seus progenitores. Aos 11 anos de idade ingressou na ESCOLA APOSTÓLICA DE BATURITÉ dos Padres Jesuítas, no ano de 1938. A vida austera e coerente dos Padres, seus educadores, influenciou decisivamente a sua vocação. Completado o curso primário e o segundo grau, ingressou no Noviciado da Companhia de Jesus em Baturité, no dia 1°de fevereiro de 1944.Terminado o noviciado, emitiu os primeiros votos simples e perpétuos, no dia 2 de fevereiro de 1946. Em Baturité, fez o Juniorado e o Curso de Humanidades Clássicas. Em 1948 partiu para Nova Friburgo, Estado de Janeiro, para cursar Filosofia no Colégio Anchieta, Província Centro-leste. Em Friburgo, fez o Curso de Ciências Experimentais, Introdução à Filosofia. Em 1949, partiu para o Colégio Máximo de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Província meridional, onde cursou Filosofia. Concomitante com a Filosofia cursou Humanidades Clássicas na Pontifícia ‘Universidade Católica de Porto Alegre. Em novembro de 1951, iniciou o magistério no Colégio Nóbrega. Foi prefeito de disciplina do Curso Colegial durante três anos. Lecionou Filosofia e Literatura Brasileira e Portuguesa no curso colegial; Ciências Biológicas, no ginasial. Em março de 1955 partiu para Santa Fé de Bogotá-Colômbia, a fim de iniciar o curso de Teologia na “UNIVERSIDAD JAVERIANA” dos Jesuítas. Recebeu a unção presbiteral pela oração da Igreja e pela imposição das mãos de Monsenhor BERNARDO E. ARANGO HENAO, S.J. bispo de Barranca Bermeja, aos 27 de Outubro de 1957, na Igreja de San Ignacio, onde se ordenou São Pedro Claver, o apóstolo social da América Latina. No dia 15 de novembro de 1958 fez o “ad gradum”. Em dezembro do mesmo ano regressou ao Brasil, celebrando sua missa nova na Matriz de N. Senhora das Dores em sua terra natal. Em fevereiro de 1959 partiu para Três Poços, município de Barra do Piraí, Estado do Rio de Janeiro, para fazer a Terceira Provação. Terminada a 3a provação, foi destinado pelo Provincial, Paulo Bannwarth, para o Colégio Nóbrega, Recife. Aí exerceu as funções de Subdiretor do Colégio no turno da tarde e Diretor do Curso primário, no turno da manhã, ano de 1960. Foi professor de Português do cursinho de vestibular da Universidade Católica de Pernambuco. No dia 15 de agosto, fez seus últimos votos religiosos na Igreja de N. Senhora de Fátima, no Colégio Nóbrega, 1960. Em 1961 fez o vestibular para o curso de História Natural da Universidade Católica de Pernambuco, obtendo a 1ª classificação que lhe valeu uma bolsa de estudos, ofertada pelo então Diretor, Pe. José Torres Costa, S.J. Em 1962 foi transferido para a Residência de Cristo Rei-Fortaleza-CE. Aqui, exerceu seu ministério sacerdotal como pregador na Igreja de Cristo Rei. Pregou vários retiros e missões pelo interior do Estado. Atendeu a solicitações diversas para pregar páscoas a estudantes universitários. Durante vários anos exercitou o apostolado sacerdotal na área universitária. Foi professor e um dos fundadores da Universidade Estadual do Ceará. Há 13 anos trabalha numa das favelas mais carentes, entre Fortaleza e Caucaia, chamada “CONJUNTO MARECHAL RONDON”. Veio para cá por sugestão do Superior Pe. Arnaldo e por solicitação do Sr. Arcebispo de Fortaleza, Dom Aloisio Lorscheider. Ajudou a edificar a primeira Igreja, dedicada à Santa Teresinha. Esta foi a seara fecunda donde germinaram as demais Igrejas da Região. Foi criada a grande REGIÃO PASTORAL DA JUREMA, onde trabalham 6 sacerdotes de comunidades religiosas diferentes.
Pe. Expedito tem se caracterizado pela vida simples que leva em uma chácara, onde, atualmente, cuida de um pequeno sítio com algumas cabeças de gado da Província. Além disso, é o Vigário da Paróquia Sta. Terezinha, no subúrbio de Fortaleza, por ele mesmo iniciada. Sta. ‘I’erezinha do Menino Jesus é, depois de Jesus e Maria, a Santa de sua devoção predileta. Ele mesmo se diz miraculado por ela tanto no seu corpo (quando padeceu de um câncer e ficou curado pela sua intercessão), corno em seu espírito (a quem agradece outra grande graça de ordem sobrenatural). Sua vida de abnegação edifica a uns, pois não há quem cuide bem de sua alimentação;
Pe. Expedito é muito querido na Província, sobretudo por ocasião das reuniões, pelo seu bom humor e espirituosidade.
Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza
Por Pe. Nascelio.
COMENTE
PAPA RECEBE PATRIARCA ETÍOPE: PERSEGUIÇÃO UNE OS CRISTÃOS
Cidade do Vaticano (RV) - A segunda-feira de Francisco, 29 de fevereiro, foi marcada por um encontro ecumênico. O Papa recebeu em audiência, no Vaticano, o Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope Tewahido, Sua Santidade Abuna Matthias I.
Em seu discurso, o Pontífice recordou os elos fraternos que unem as duas Igrejas, e os encontros precedentes entre o então Patriarca Abuna Paulos com S. João Paulo II e Bento XVI. Francisco citou ainda o trabalho levado avante pela Comissão Internacional conjunta entre a Igreja Católica e as Igrejas ortodoxas desde 2004. “Como já foi observado várias vezes, disse Francisco, aquilo que nos une é muito maior do aquilo que nos divide.”
Ecumenismo dos mártires
Atualmente, este elo se tornou ainda mais forte com o ecumenismo dos mártires, isto é, a perseguição e o assassinato de cristãos em todo o mundo. “Hoje, o sangue de tantos mártires pertencentes a todas as Igrejas se torna semente de unidade dos cristãos.”
O Papa falou da história da Igreja Ortodoxa etíope, que foi desde o início uma Igrejas de mártires. “E ainda hoje, são testemunhas de uma violência devastadora contra os cristãos e contra outras minorias no Oriente Médio e em algumas partes da África. Não podemos nos eximir de pedir, mais uma vez, aos que detêm o futuro político e econômico do mundo que promovam uma coexistência pacífica baseada no respeito recíproco e na reconciliação, no mútuo perdão e na solidariedade.”
Preservação do meio ambiente
Francisco mencionou ainda os esforços da Etiópia para melhorar as condições de vida da população e para construir uma sociedade sempre mais justa, baseada também no respeito do papel das mulheres. De modo especial, o Papa falou do problema da falta de água, com as suas graves repercussões sociais e econômicas e da possibilidade de fortalecer a cooperação neste campo entre as duas Igrejas.
Nova era
Por fim, Francisco fez votos de que este encontro marque um novo tempo de amizade, pedindo perdão pelas incompreensões do passado. “Que o Espírito Santo continue alimentando em nós a esperança do dia em que estaremos unidos em volta do altar do Sacrifício de Cristo, na plenitude da comunhão eucarística.”
O discurso do Papa foi precedido por um colóquio privado e pela apresentação da delegação etíope. Após os pronunciamentos dos dois líderes, houve a troca de dons.
(BF)
(from Vatican Radio)PAPA FRANCISCO: QUE NÃO HAJA LUGAR PARA O DESPREZO EM NOSSO CORAÇÃO
Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco iniciou a semana celebrando a missa na Casa Santa Marta. A sua homilia foi inspirada nas leituras do dia, que nos falam da indignação: Naamã, o sírio que se indigna por um leproso e pede ao profeta Eliseu que o cure, mas não aprecia o modo simples com que esta cura pode acontecer. E se indignam também os moradores de Nazaré diante das palavras de Jesus, seu conterrâneo. É a indignação diante do projeto de salvação de Deus que não segue os nossos esquemas. Não é como nós pensamos que seja a salvação, a salvação que todos queremos. Jesus sente o desprezo dos doutores da Lei que buscavam a salvação na casuística da moral e em tantos preceitos, mas o povo não tinha confiança neles:
“Os saduceus que buscavam a salvação nos compromissos com os poderes do mundo, com o Império... uns com grupos de clérigos, outros com grupos de políticos, procuravam assim a salvação. Mas o povo percebia e não acreditava. Sim, acreditava em Jesus porque tinha ‘autoridade’. Mas por que este desprezo? Porque na nossa imaginação, a salvação deve provir de algo de grande, de majestoso; somente os poderosos nos salvam, aqueles que têm dinheiro, que têm poder: eles podem nos salvar. E o plano de Deus é outro! Se indignam porque não podem compreender que a salvação vem somente do pequeno, da simplicidade das coisas de Deus”.
“Quando Jesus faz a proposta do caminho de salvação – prosseguiu o Papa – jamais fala de coisas grandes”, mas “de coisas pequenas”. São “os dois pilares do Evangelho” que se leem em Mateus, as Bem-aventuranças e, no capítulo 25, o Juízo final, “Vem, vem comigo porque você fez isto”:
“Coisas simples. Você não buscou a salvação ou a esperança no poder, nas negociações... não... fez simplesmente isto. E isto indigna a muitos. Como preparação à Páscoa, eu os convido – também eu o farei – a ler as Bem-aventuranças e a ler Mateus 25, e pensar e ver se algo disso me indigna, me tira a paz. Porque o desprezo é um luxo que somente os vaidosos, os orgulhosos podem se permitir. Se… no final das Bem-aventuranças, Jesus diz uma palavra que parece... mas por que isso? ‘Bem-aventurado aquele que não se escandaliza comigo’, que não despreza isso, que não sente desprezo”.
O Papa Francisco assim conclui a sua homilia:
“Fará bem a nós tomar um pouco de tempo – hoje, amanhã – ler as Bem-aventuranças, ler Mateus 25, e ficarmos atentos ao que acontece em nosso coração: se existe desprezo, e pedir a graça ao Senhor para entender que o único caminho da salvação é a ‘loucura da Cruz’, ou seja, a aniquilação do Filho de Deus, de Deus, e fazer-se pequeno. Representado, aqui, no banho no Jordão ou na pequena aldeia de Nazaré”. (BF)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano
EVANGELHO DO DIA
Lucas 4,24-30
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor! Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho. Palavra da Salvação.
REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE
29/02/2016 - 2ª. Feira III semana da quaresma
- 2 Reis 5, 1-15 – “mergulhar nas águas do Batismo”
Naamã partiu para Samaria à procura do profeta Eliseu, um homem de Deus, desejando ser curado da lepra. Assim, preparou-se levando dinheiro, ouro e mudas de roupas e presentes valiosos, também cartas de apresentação do rei de seu país para o rei de Israel, a fim de receber a cura para a sua enfermidade. A história de Naamã reflete a mentalidade humana diante das circunstâncias que a vida lhe impõe, quando não entende a intervenção poderosa de Deus e acha que agradando aos “reis e soberanos” da terra, encontra a saída para as suas moléstias. Porém, o rei diante do que lhe era proposto reagiu com veemência e recusou os seus presentes reconhecendo a sua incapacidade e até suspeitando ser vítima de um embuste. No entanto, Eliseu, homem de Deus, com naturalidade, sem mesmo precisar vê-lo, instruiu Naamã para que mergulhasse sete vezes no Jordão a fim de que a sua carne fosse curada e limpa. E foi justamente essa sua simplicidade que levou Naamã a desconfiar da sua orientação. Ele, sem imaginar que Deus teria poder de tocá-lo e curá-lo sem necessidade de que estivesse na presença de “homens”, afirmou: “Eu pensava que ele sairia para me receber e que, de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria”. Assim somos nós, embora que sejamos estimados, considerados, honestos e guerreiros, somos também, leprosos (as) A lepra é o pecado e só seremos libertos (as) do pecado quando mergulharmos nas águas do Batismo, com Jesus. Não precisamos de pompas nem de grandes coisas, mas, simplesmente, admitir que devemos nos humilhar, para reconhecer a necessidade de mergulhar na perfeição de Deus, sete vezes, isto é, sempre. O Espírito Santo é a água que nos purifica e mergulhar no Espírito Santo é ser lavado nas águas da misericórdia do Senhor. É pela nossa perseverança, pela nossa constância e fidelidade que obtemos os favores de Deus que cura as nossas enfermidades e as nossas “lepras”. É fiel quem tem fé e quem aceita os tratamentos do Espírito Santo, que na maioria das vezes, têm efeito por meio de uma simples oração, pela participação na Eucaristia, na confissão, ou pela prática do jejum, da esmola, das boas ações, do perdão ao irmão (ã), feitos com perseverança. Queremos coisas muito especiais, por isso, continuamos leprosos (as) necessitados (as) de atenção, porém o Senhor cheio de misericórdia e de amor nos ordena apenas que mergulhemos sete vezes no Jordão. – O que é para você mergulhar no Jordão? – Você confia em que o Senhor pode curá-lo sem que você precise estar na presença dos “Eliseus”? – Você é perseverante na oração e nos sacramentos?
Salmo 41 –“Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?”
Somos enfermos, sedentos e necessitamos da água de Deus que é a Sua Misericórdia. A sede que temos de Deus se manifesta através da tristeza, angústia, da aflição, do medo, da falta de esperança. Porém, quando tomamos consciência de que é o Senhor quem tem o remédio para os nossos males, aí então sentimos a alegria de ver a Sua face que se apresenta a nós de muitas maneiras. Cante esse salmo e tenha a sua alma refrigerada e consolada.
Evangelho – Lucas 4, 24-30 – “precisamos apenas confiar na força e no poder do Espírito ”
“nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”. Com estas palavras Jesus abria os olhos do povo de Nazaré que não O acolhia nem o reconhecia. Neste Evangelho, reportando-se às figuras de Elias e de Naamã, o sírio, Ele quer nos prevenir que nem sempre teremos sucesso no espaço em que as pessoas já têm o costume de nos escutar e já estão acostumados conosco. Na maioria das vezes não damos muita importância a quem está perto de nós, por isso vamos procurar longe, os milagres que Deus tem poder de fazer, perto de nós. O poder vem do alto e não depende de quem quer que seja, mas da vontade do Senhor e da nossa fé. Assim, Elias foi mandado para fazer prodígios na vida de uma viúva, fora de Israel e Naamã, o sírio, precisou ir a Israel para que o profeta Eliseu o orientasse e este fosse curado da lepra, mesmo que lá em Israel existissem muitos leprosos que não haviam conseguido a cura. Essas interferências são próprias da nossa natureza humana que não admite se curvar diante do poder que Deus tem sobre nós. Jesus falava estas coisas aos judeus que não O reconheciam porque Ele era o filho de um simples carpinteiro que morava perto deles. Todos O conheciam e não acreditavam que Nele estava o poder do Espírito Santo. Por isso, quando formos enviados (as) para falar de Jesus no meio da nossa família, não precisamos nos angustiar se não conseguirmos êxito, mas, tão somente, confiar na força e no poder do Espírito que poderá agir no meio do nosso povo, mesmo que não acreditem em nós. Perseverar e nunca desistir de ir, é a nossa parte. Em todos os lugares e em qualquer situação poderemos ser os Elias, os Eliseus de hoje, assim como também, os Naamã e as viúvas de Serepta. Às vezes, não fazemos sucesso onde queríamos, mas o Senhor nos envia a alguém a quem nem imaginamos, para que por nosso meio ele possa obter cura e libertação. - A quem você se sente chamado (a) a evangelizar? – Você já fez a experiência de ir à busca dessas pessoas? – Para você o que é evangelizar? – Você já desistiu de evangelizar na sua casa.
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
SANTO DO DIA - SANTO OSVALDO
Osvaldo figura entre os grandes nomes católicos da Europa ao final do primeiro milênio, tendo morrido no ano de 992. De origem dinamarquesa, era sobrinho de Odo, arcebispo da Cantuária e parente de Osyll, arcebispo de York. Para abraçar a religião escolheu a vida de monge beneditino e, por isso, ingressou no convento de Fleury-sur-Lofre, na França. Entretanto, Osvaldo foi chamado por seu tio Oskyl que, desejando fazer reformas em sua diocese, escolheu o sobrinho para encabeçá-las, por causa de seu senso de justiça e da generosidade para com os pobres. Foi nomeado bispo de Worcester e uniu-se a dois outros religiosos da mesma estirpe da região: Dunstan, arcebispo de Cantuária e Ethelwold, bispo de Winchester. Assim, Osvaldo conseguiu restabelecer a disciplina monástica que levou a diocese de seu tio a recuperar o caminho correto dentro do cristianismo. Por esta e outras obras, o Rei Eadgar o nomeou arcebispo de York, em 972. Osvaldo fundou ainda uma outra abadia de beneditinos em Worcester e desenvolveu muito o estudo científico nos mosteiros e conventos que dirigiu. Mas, ao mesmo tempo em que dava grande importância aos estudos terrenos, em nenhum momento se desprendeu das obrigações e regras espirituais, vivenciando muitos fatos sobrenaturais. Segundo a tradição, Santo Osvaldo reproduzia durante toda a Quaresma a cerimônia do lava-pés, banhando ele próprio os pés de 12 mendigos. Ele operou diversos milagres em vida.
domingo, 28 de fevereiro de 2016
ABERTO POSTO DE SAÚDE PARA POBRES NA PRAÇA SÃO PEDRO
Cidade do Vaticano (RV) – Depois das duchas e da barbearia, a colunata da Praça São Pedro hospeda mais uma estrutura dedicada aos pobres do bairro: um posto de saúde.
“Agradecemos o Papa Francisco, que quis abrir este ambulatório médico, dando mais um sinal concreto às pessoas sem moradia ou com dificuldades”, diz, em nota, Lucia Ercoli, diretora da associação ‘Medicina Solidária’, que com médicos e enfermeiros do Fundo de Assistência do Vaticano e da Clínica Universitária de Tor Vergata, organizou a iniciativa.
“Todos aceitaram com grande paixão este novo desafio, que une o trabalho feito nos últimos anos nas periferias ao coração do cristianismo”, prossegue Lucia.
A Associação já atua nos bairros romanos de Tor Bella Monaca, Tor Marancia, Montagnola e Regina Coeli.
“Acolhemos o convite do Esmoleiro do Papa (Dom Konrad Krajewski, ndr) a atender o desejo do Papa e garantir consultas médicas e terapias para quem não poderia enfrentar seus custos”.
Segundo a Dra. Ercoli, “há ainda muito trabalho a se fazer, principalmente nos bairros suburbanos, mas este novo posto, na Praça São Pedro, é um sinal de grande esperança”. (CM)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano
AS VIRTUDES NA ÉTICA DA VIDA HUMANA EM DEBATE NO VATICANO
Cidade do Vaticano (RV) – “As virtudes na ética da vida humana”: este é o tema da Assembleia Geral da Pontifícia Academia para a Vida, que estará reunida de 3 a 5 de março, na Sala do Sínodo, no Vaticano.
Sexta-feira, (04/03) haverá um debate aberto ao público, em especial pesquisadores, estudiosos, agentes de saúde e estudantes interessados em aprofundar o tema dos pontos de vista teológico-filosófico, ético e médico, cultural e social.
Na primeira sessão do encontro, “A dinâmica do agir moral e sua atuação nas virtudes”, serão discutidos aspectos específicos do tema, o conhecimento e a experiência do bem; a perspectiva moral, a ética das virtudes e o papel da misericórdia e da compaixão. A segunda sessão será dedicada à “Perspectiva das virtudes na ética biomédica” e tratará dos aspectos pragmáticos da ética das virtudes no campo da saúde. Enfim, a terceira sessão, “A redescoberta das virtudes”, analisará a defesa da vida e a necessidade da educação às virtudes nas disciplinas biomédicas.
Especialistas de renome, de vários países, serão os oradores do encontro. Todo o programa está publicado no site da Academia.(CM) (from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano
MILHARES DE FIÉIS CATÓLICOS NA CAMINHADA PENITENCIAL
Uma multidão, que pode ter ultrapassado 30 mil pessoas, participou, nesta manhã, da Caminhada Penitencial, que começou às 7 horas, saindo da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no bairro Mucuripe e chegando à Catedral, às 9 horas, tendo à frente o arcebispo de Fortaleza,dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.
Durante toda a Caminhada os fiéis carregaram uma Cruz, transportada primeiramente por d. José Antonio e por alguns sacerdotes e fiéis católicos, na sua maioria, jovens, levada até o Presbitério da Catedral, onde foi celebrada uma missa, presidida pelo Arcebispo.
Na entrada da Catedral, as pessoas faziam questão de passar pela porta central, denominada de "Porta da Misericórdia" e notava-se pelo semblante de todas a sua alegria, porque naquele momento elas estavam recebendo a indulgência e muitas delas se confessaram durante o percurso da Caminhada. Os padres confessaram também dentro e fora do templo. Era muito grande também o número de sacerdotes, que atenderam o chamado de dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, que também confessava.
POLÍTICOS
A Caminhada Penitencial contou com a presença de políticos, mas que são ligados à Igreja Católica, como os deputados Carlos Matos, do PSDB, e Walter Cavalcante, do PMDB e mais o Delegado Cavalcante. Eles estão sempre presentes nos grande acontecimentos da Igreja.
SEGURANÇA
Não só na abertura da Caminhada, na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, bem como durante todo o percurso, o agentes de trânsito da Autarquia Municipal e Cidadania, organizaram o tráfego de veículos; presentes também algumas ambulâncias para atender emergências. Em frente a Catedral, guardas municipais fazendo a segurança dos fiéis que ali chegavam. O templo estava com suas dependências completamente tomadas.
ENCERRA-SE HOJE A EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL "QUEM É O HOMEM DO SUDÁRIO?"
Encerra-se hoje, no Shopping Parangaba, exposição internacional interessantíssima sobre : "Quem é o Homem do Sudário", onde podemos contemplar o ministério do Santo Sudário, o lençol que envolveu o corpo de Jesus quando Ele foi sepultado. Encontramos ali a história do Sudário e também, através de vários painéis apreciar a seriedade das pesquisas para comprovar sua origem e data e também de muitos elementos da flagelação e da Paixão de Nosso Senhor, como a réplica dos pregos que perfuraram as suas mãos e os seus pés, a lança que rasgou Seu peito, a coroa de espinhos, na forma de um capacete, como as coroas dos reis orientais e dos dois chicotes usados para flagelar Jesus e muito mais. Para nós católicos, que estamos no Tempo Quaresmal é uma oportunidade única para refletirmos sobre tão grande sofrimento de Nosso Salvador, unicamente por amor a nós. ´
É imperdível. Encerra-se hoje, dia 28 e Shopping abre as suas portas das 14 às 20h30. O endereço é Germano Frank, 300, no bairro Parangaba e o telefone (85) 3308.3590 ou no Google: Exposição Internacional Quem é o Homem do Sudário.
PAPA FRANCISCO: "DEUS NÃO MANDA DESGRAÇAS PARA NOS CASTIGAR"
Cidade do Vaticano (RV) – “Cotidianamente, os jornais nos trazem notícias tristes: homicídios, acidentes e catástrofes”: a partir desta constatação, o Papa Francisco refletiu domingo (28/02) sobre o trecho do Evangelho do dia, que relata dois fatos trágicos que causaram naquele tempo muito impacto: uma repressão cruenta perpetrada por soldados romanos dentro do templo; e o desabamento da torre de Siloé, em Jerusalém, que deixou 18 mortos.
No encontro para a oração dominical do Angelus, Francisco explicou aos fiéis presentes na Praça São Pedro o episódio narrado por Lucas: Jesus sabia que as pessoas interpretavam aquele tipo de evento de modo errado. Pensavam que se os homens morreram de modo tão cruel, isto era um sinal que Deus os havia castigado porque tinham cometido alguma culpa grave e por isso, “mereciam a morte”.
Naturalmente, Deus não permite tragédias para punir culpas, e afirma que aquelas pobres vítimas não eram piores do que os outros. E diz que aqueles eventos dolorosos deviam ser uma advertência para todos, porque somos todos pecadores.
Naturalmente, Deus não permite tragédias para punir culpas, e afirma que aquelas pobres vítimas não eram piores do que os outros. E diz que aqueles eventos dolorosos deviam ser uma advertência para todos, porque somos todos pecadores.
Ainda hoje, diante de certas desgraças e acontecimentos tristes, temos por vezes a tentação de ‘desencarregar’ a responsabilidade nas vítimas, mas o Evangelho nos convida a refletir: que ideia temos de Deus?
Ele nos convida a mudar o coração, a dar uma guinada no caminho de nossas vidas, a deixar de lado os compromissos com o mal e as hipocrisias (comuns a todos, segundo o Papa) e a percorrer com decisão o caminho do Evangelho.
Francisco voltou a nos pedir para “não julgarmos jamais os outros” e alertou para a “tentação de nos justificarmos, quando acreditamos ser pessoas boas, crentes e suficientemente praticantes”:
Nunca é tarde demais para se converter. É urgente, é hora!
E improvisando, lembrou que este tempo de Quaresma e de Jubileu da Misericórdia são ocasiões de arrependimento e salvação, convidando a fazermos um exame de consciência. (CM)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano
HORÁRIO DE MISSAS
Paróquia São Vicente de Paulo, à Avenida Desembargador Moreira, 2211, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.
*Diariamente: 6h30 e 17h30
* De 3ª a 6ª: 11h30 e 19 horas
*Sábado: 6h30, 12 horas e 17h30
* Domingo: 6h30, 8h30, 11h30, 17h30 e 19h30
Comunidade Face de Cristo, à Rua Edmilson Barros de Oliveira, 191, no bairro Cocó, em Fortaleza
* De segunda à sexta-feira: 7 horas.
* Domingo: às 8 e 18h30
Paróquia São João Eudes:
Na Igreja Menino Deus, à Rua Jaime Leonel, s/n, no bairro Luciano Cavalcante
* Às 3ªs e 5ªs feiras, às 19 horas
* Domingo: às 7 e 19 horas.
Na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, à rua Albert Sabin, s/n, no bairro Cocó/Guararapes.
* Às 4ªs feiras, às 18h30, novena de Nossa Senhor do Perpétuo Socorro, às 19 horas, missa e, às sextas-feiras, às 18h30, Adoração ao Santíssimo Sacramento e, logo em seguida, missa.
* Domingo: às 9, 17 e 19 horas.
Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Santuário), no bairro Barra do Ceará
* De terça-feira a sábado, as 6 e 19horas.
*Domingo : às 7, 9, 17, 18h30 e 20horas.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida, à Avenida Gomes de Matos, no bairro Montese.
*De 2ª à sexta-feiras, às 18h30, exceto nas terças-feiras.
*Domingo: às 7, 9,17 e 19 horas;*Nos dias 12, Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida; dia 13, Nossa Senhora de Fátima, e dia19, Santo Expedito. E toda 1ª terça-feira do mês, Missa de Cura.
Paróquia do Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza, na Praça do Coração de Jesus.
*Diariamente, de segunda-feira a domingo, às 7 horas.
* Domingo: às 7,8,30, 16 e 18 horas.
Paróquia de Cristo Rei, à Rua Nogueira Acioli, 263, na Aldeota.
De segunda-feira à sexta-feira, às 6h30 e às 17 horas
Sábado, às 6h30, 17 e 19 horas.
Domingo, 6h30, 9, 11, 17 e 19 horas
Últimas terças-feiras: “Noite da Misericórdia”. Observação: não há missa das 17 horas.
Dia 13 – Missa Mariana: às 12 horas, na Igreja Matriz e às 18 horas, na Praça Ceart.
Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Fortaleza
Domingo, às 8, 10, 17 e 18h30
Sábado, às 7h30, 17h30 e 17h30
De 3ª A 6ª feira, às 7h30 e 17 horas.
Paróquia de Santa Luzia, Rua Tenente Benévolo esquina com Rua Antônio Augusto
Diàriamente, às 17 horas
Sábado, às 17 e 19 horas.
Domingo, às 8, 10 (missa das crianças), 17 e 19 horas (missa dos jovens)
Todo dia 13 de cada mês, missa às 12 horas, em honra a Nossa Senhora de Fátima.
Paróquia de São Gonçalo do Amarante, a 57 quilômetros distante de Fortaleza
De terça-feira à sexta-feira, às 18 horas.
Domingo, às 19 horas.
Igreja Matriz de São José - Lagoa Redonda (Avenida Recreio, 1815)
- Sábado, 20 horas
- Domingo, 7 e 17h30
Capela de Santa Edwiges, Conjunto Curió Lagoa Redonda (Rua Isabel Ferreira, 1001)
- Domingo às 9 horas
- Sábado, 20 horas
- Domingo, 7 e 17h30
Capela de Santa Edwiges, Conjunto Curió Lagoa Redonda (Rua Isabel Ferreira, 1001)
- Domingo às 9 horas
Igreja dos Remédios – Benfica – na Avenida da Universidade
- Às segundas e quartas-feiras, às 6h30m.
- Às terças, quintas e sextas-feiras, às 17h30min.
- Aos sábados – 15h30min e 17 horas.
- Aos domingos, às 7, 17 e 19 horas.
- Domingos, ás 9horas, Missa com crianças (exceto no 1. domingo de cada mês, dia dos batizados)
- No primeiro sábado, missa pela saúde e todo o dia 13, às 12 horas, celebração em honra a Nossa Senhora. Mais informações pelo telefone (85) 3223.5644.
Envie-nos os horários de Missa de sua Paróquia ou Comunidade para o e-mailvaivém@secrel.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)