quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


23/12/2015 – 4ª. feira - IV semana do advento

- Malaquias 3,1-4.23-24 - “o desejo de libertação”

É próprio do ser humano o desejo de libertação! O homem, em todos os tempos, sempre esperou por Aquele que é capaz e tem poder para, libertá-lo da escravidão, da infelicidade, da tristeza, da miséria em que a teia do pecado o colocou. Por essa razão é que o tempo do Advento nos é favorável para que nos apossemos de tudo o que Deus nos prometeu para matar a nossa fome de felicidade. Na leitura de hoje o Senhor nos acena com a chegada do seu anjo que vem preparar em nós o caminho certo para que Deus tome posse do nosso coração. Muitos profetas vieram para anunciar a chegada do Redentor, inclusive Elias e João Batista. Todos eles se referiam a Jesus Cristo que já veio a fim de reatar a nossa amizade com o Pai e purificar os corações, agindo com o poder do fogo do Espírito Santo. Podemos refletir, então, que Jesus vem, mais uma vez para preparar um povo forte, purificado de suas mazelas e libertos da escravidão do mal. Vem, para reatar a amizade do homem com Deus, a fim de que ele possa viver a plenitude da promessa que é a sua felicidade interior. Todas as promessas que Deus faz nesta profecia, acontecem no dia a dia das pessoas que realmente têm o coração preparado para acolher a Salvação de Jesus. Para nós hoje, como também naquele tempo, é motivo de expectativa, de alegria, de encorajamento. Só com o coração livre da injustiça e da maldade que o pecado nos impõe, poderemos ofertar ao Senhor os frutos da nossa vida, da nossa luta e conquistas. Deus faz a grandiosa obra de reconciliação e nos torna homens e mulheres puros, capazes de Lhe fazer oferendas justas. - Em que você pode estar resistindo à chegada do Messias, do libertador do seu coração?– Como você está preparando o caminho para que Ele também entre no seio da sua casa, na sua família? – De que em você ainda precisa ser purificado (a)?


Salmo 24 – “Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!”

Este salmo nos ensina a pedir ao Senhor que nos mostre os Seus caminhos e nos faça conhecer a Sua estrada. A estrada que o Senhor abriu para nós é o Plano de Amor que Ele já elaborou para que nós coloquemos em prática. Nesse projeto o Senhor imprimiu como alicerce a justiça que consiste na verdade e no amor. Para isso, Ele nos dá conhecer a Sua aliança, na medida em que mais íntimos (as) Dele, nós nos tornamos. É por meio da oração que nós interagimos com o Senhor e aprendemos a andar nos Seus caminhos.


Evangelho – Lucas 1, 57-66 – “Deus tem um plano para nós”

No tempo previsto Isabel, mulher do sacerdote Zacarias, deu à luz um filho como o Senhor prometera. A narrativa menciona o momento em que, por inspiração do Espírito Santo, o nome da criança foi suscitado no coração de Zacarias e Isabel demonstrando, assim uma unidade perfeita entre os dois. Finalmente, Zacarias já podendo falar, abriu os lábios para louvar ao Senhor pelo grande feito e todos os presentes se admiravam indagando entre si: “O que virá a ser este menino?” Os seus vizinhos e parentes alegravam-se e eram solidários com aquele casal porque viam o milagre que lhe acontecera, mas ninguém imaginava que em João Batista as profecias se realizariam! Ele viera preparar o caminho do Salvador e dar a sua colaboração para o plano de Deus. Deus também tem um plano a realizar na vida de cada criança que vem ao mundo. Dentro do Seu Projeto para a humanidade há sempre algo destinado a cada um de nós. Não importando as circunstâncias, o nascimento de uma criança é sempre motivo de alegria e de esperança. Deus pensou em tudo para nós. Mesmo que os nossos pais tenham desejado algo de muito especial para nós, nada se compara com o que o Pai planejou para a nossa felicidade. Portanto, no dia em que nascemos todos ficaram alegres com a nossa chegada, mas somente o Senhor sabia realmente qual seria a nossa missão aqui na terra. O nome pelo qual somos chamados é muito importante, pois divulga a nossa identidade como pessoa humana, mas também como filho (a) de Deus batizados em Nome de Jesus. Somos também alguém como João Batista muito importante para o reino de Deus. Para nós também Deus tem um projeto especial e não podemos nos acomodar diante dos acontecimentos da história sem dar a nossa contribuição. Você já pensou nisso? - Você sabe o que significa o seu nome? – Você já descobriu qual a missão específica que você tem no plano de Deus? - Será que você já está vivendo dentro deste plano? - Você tem paz e serenidade em relação a quem você é e faz? - Pergunte ao Senhor qual é a sua parte no plano Dele e como você poderá desempenhá-la.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: