segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

INSCRIÇÕES PARA PRÊMIOS DE COMUNICAÇÃO 2016 PROSSEGUEM ATÉ 31

Criado há 48 anos, durante o período militar no Brasil, os Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) buscam estabelecer diálogo com a cultura e a sociedade.
A edição de 2016 está com inscrições abertas até 31 de dezembro, para as categorias: cinema, rádio, televisão e imprensa. Podem se inscrever profissionais e veículos de comunicação das diferentes áreas, de acordo com as normas previstas no regulamento de cada premiação.
Os prêmios são promovidos, a cada dois anos, pela Conferência dos Bispos, por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação. Nesta edição serão escolhidos os melhores trabalhos produzidos entre 2014 e 2015, cujos objetivos coincidam com valores humanos, cristãos e éticos. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB, programada para abril de 2015, em Aparecida (SP).
Valorização
O processo de seleção das obras tem novidades e contará com participação de uma comissão de bispos da CNBB. A primeira fase da escolha das produções será realizada por um júri técnico composto por profissionais e docentes da Comunicação. Posteriormente, a comissão de bispos classificará os melhores trabalhos para premiação.
“O principal objetivo dos Prêmios de Comunicação é o diálogo com a sociedade e todas as instâncias. Por isso, não são necessariamente produções religiosas que serão avaliadas, mas trabalhos que retratem valores construtivos e humanitários. Queremos valorizar e colocar em evidência o trabalho feito por tantas pessoas, com bons resultados, porém muitas vezes desconhecidos”, explica o assessor da Comissão para a Comunicação, padre Antonio Xavier Batista.  
O sacerdote recorda, ainda, que se trata de uma importante iniciativa de incentivo e reconhecimento das melhores produções. “No final todos ganham, pois há um esforço de produzir materiais cujo objetivo é a formação humana baseada nos valores cristãos”, disse.
Reconhecimento
De acordo com a organização, os Prêmios de Comunicação nasceram com a proposta de “reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais que se empenhavam em produzir obras que dignificavam o ser humano como protagonista e sujeito da história na área da Comunicação. Este foi o olhar de esperança da Igreja no Brasil para com os produtores e profissionais da comunicação, durante o longo período de repressão Militar”.
O prêmio Margarida de Prata é um dos mais antigos, criado em 1967. Já premiou mais de 100 filmes brasileiros entre longas e curtas-metragens. A premiação é reconhecida pelos cineastas e produtores nacionais como Walter Salles, Silvio Tendler, Castro Alves, Josué de Castro, Roberto Farias, Leon Hirszmann, João Moreira Salles, entre muitos outros.
Em 2008, a presidência da CNBB entregou ao papa emérito Bento XVI as estatuetas dos prêmios Margarida de Prata para o cinema, Dom Helder Câmara para a imprensa, Microfone de Prata para o rádio e Clara de Assis para a televisão. Esse presente foi colocado no Museu do Vaticano.
Inscrição e editais
Confira os regulamentos de cada prêmio:
Conheça os prêmios
12º Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa foi criado em 2002. Tem por objetivo premiar profissionais da mídia impressa, cujas reportagens mostrem em seu conteúdo valores humanos, sociais, políticos, cristãos e éticos, visando à construção da cidadania e da cultura da paz.
9º Prêmio Clara de Assis para a Televisão foi criado em 2005. Tem por objetivo premiar programas televisivos nacionais, produzidos e exibidos por emissoras comerciais, educativas ou comunitárias brasileiras e que trazem em seu conteúdo valores humanos, sociais, políticos, cristãos e éticos.
45º Prêmio Margarida de Prata foi criado em 1967 pela Central Católica de Cinema, no âmbito do então Secretariado de Opinião Pública da CNBB. Tem por objetivo premiar as produções nacionais do cinema brasileiro, obras que apresentem em suas temáticas e artística valores humanos, éticos e espirituais.
23º Prêmio Microfone de Prata foi criado em 1989. Tem como objetivo principal incentivar e apoiar a produção e a qualidade de programas radiofônicos não só religiosos, evangelizadores, mas também de promoção humana.
Fonte: CNBB

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