terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ÍCONE MARIANO GRECO-CATÓLICO NA ABERTURA DA PORTA SANTA NO VATICANO


Cidade do Vaticano (RV) – Um antigo ícone de Nossa Senhora Porta da Misericórdia, do Santuário greco-católico da Transfiguração do Senhor, de Jaroslaw, sudeste da Polônia, acompanhará o rito de abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro. A imagem foi designada como ícone do Ano Santo da Igreja greco-católica ucraniana.
Segundo o Embaixador da Polônia junto à Santa Sé, Piotr Nowina, ao tomar conhecimento da imagem sacra na última sexta-feira, 4, através do Pregador da Casa Pontifície, Frei Raniero Cantalamessa, o Papa Francisco expressou o desejo de tê-la presente na cerimônia de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro.
Havia, no entanto, o temor de que a imagem não chegasse a tempo para a cerimônia. Com a intervenção do embaixador polonês junto às autoridades polonesas e da Igreja Greco-católica, foi possível adiantar todos os trâmites legais necessários. Assim, no domingo, 6, a imagem saiu da Polônia, devendo estar presente na celebração da terça-feira.
A imagem venerada pelos católicos de rito bizantino foi pintada em 1640. Em 1779 foi reconhecida como “milagrosa” pelo Papa Pio VI e em 1996 o enviado papal, Achille Silvestrini, colocou nela uma coroa enviada por João Paulo II. Uma réplica do ícone é venerado pelos ucranianos também em Buenos Aires, Argentina. (JE)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: