Chimbote (RV) - O Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, preside na manhã deste sábado (05/12) em Chimbote, Peru, a uma celebração Eucarística para a Beatificação de três missionários mártires franciscanos:
Frei Michael Tomaszek, Frei Zbigniew Strzalkowski, sacerdotes de origem polonesa, e o italiano Padre Alessandro Dordi, assassinados por ódio à Fé pelo movimento Sendero Luminoso, em agosto de 1991, por defenderem os valores evangélicos e pelo trabalho realizado junto às comunidades mais pobres.
Os franciscanos foram mortos em Pariacoto em 9 de agosto de 1991 e o sacerdote italiano em 25 de agosto do mesmo ano, após ter celebrado uma missa em Vinzos, um povoado no vale do Rio Santa.
Para a ocasião, o Bispo de Chimbote, Dom Angelo Francisco Simon Piorno, publicou uma mensagem na qual destaca: “Uma terra regada pelo sangue dos mártires é chamada a gerar novos cristãos sob o exemplo do Evangelho”. O Bispo disse que no local da beatificação foi colocada uma placa com a seguinte expressão: “Mártires da fé e da caridade, testemunhas da esperança”.
Foram “mártires da fé” por terem enfrentado a morte iminente e “mártires da caridade”, por terem dedicado toda a sua vida às comunidades rurais, entre as pessoas que viviam na pobreza e na marginalização. Desta forma, eles se tornaram testemunhas de esperança para a diocese e para toda a Igreja do Peru.
Devido ao grande número de fieis que participarão da Beatificação, a cerimônia será no Estádio de Chimbote. A Conferência Episcopal Peruana inaugurou um site dedicado à beatificação com as biografias dos mártires, notas sobre o martírio, testemunhos, detalhes da beatificação, notícias e material multimídia, vídeo e foto.
Às vésperas da Beatificação, os fiéis foram convidados a participar, na tarde desta sexta-feira (04/12), de uma vigília de oração na Catedral de Chimbote, que contou com a presença de delegações de todo o país.
Na manhã de domingo, 6 de dezembro, será celebrada uma Santa Missa de Ação de graças e inaugurada uma exposição fotográfica sobre o novo Beato Alessandro Dordi. Na parte da tarde, haverá uma peregrinação ao local do martírio do Padre Sandro como também a solene cerimônia da bênção da primeira pedra para a construção da Capela dedicada ao Beato Sandro Dordi.
Os três beatos serão os primeiros mártires do Peru. (MT/JSG)from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário