Mais de 500 mil pessoas são esperadas na festa do Jubileu Centenário da Arquidiocese de Fortaleza, na próxima sexta-feira, 13, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), a partir das 14 horas. Será um momento de grande comunhão com os irmãos da Igreja do Ceará, segundo anunciou o arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, na entrevista coletiva que ocorreu na manhã de hoje na Cúria Arquidiocesana (no Seminário da Prainha).
Dom José Antonio lembrou que o dia exato dos 100 anos da Arquidiocese de Fortaleza é hoje, dia 10 de novembro, mas a festa foi marcada para sexta-feira próxima para possibilitar a presença do Núncio Apostólico (representante do Papa no Brasil), dom Giovanni D´Aniello que vai presidir a celebração eucarística no dia do evento, às 18h30. O Núncio Apostólico também trará uma bênção do papa Francisco.
Dom José Antonio fez um pequeno histórico da Igreja no Ceará que foi desmembrada da Diocese de Olinda e completou 150 anos de Diocese do Ceará em 2003/2004. A Diocese do Crato, fundada em 1914, celebrou o seu Jubileu Centenário no ano passado e a de Sobral na semana passada. “Num espaço de 50 anos a Igreja no Ceará se multiplicou e foram surgindo mais dioceses. Atualmente são nove: Fortaleza, Crato, Sobral, Limoeiro do Norte, Tianguá, Quixadá, Crateús, Itapipoca e Iguatu. Tudo é fruto do amor de Deus. O amor da comunhão dos irmãos”, declarou o arcebispo de Fortaleza que lembrou as palavras do papa Francisco: o cristão deve viver a alegria do Evangelho. “No mundo temos um grande peso de indiferença. Essa indiferença é vencida pelo Evangelho. Quando se vê pela luz do Evangelho, ninguém é excluído ou descartado”, disse dom José Antonio.
Sobre a programação da festa do Jubileu Centenário, o padre Francisco Antônio Francileudo explicou que terá início com a acolhida das caravanas. Depois, em 10 blocos, haverá apresentações artísticas. O primeiro será Naldo José, com o forró cristão. Às 15 horas, será recitado o Terço da Misericórdia com o frei Jurandir, padre Antônio Furtado, padre Geilson e irmã Kelly Patrícia. Em seguida, a apresentação do poeta José Jurandir, das Comunidades Eclesiais de Base (Ceb’s). Também se apresentarão os cantores Zé Vicente e Waldonys, a Comunidade Recado e Missão Shalom. A concelebração eucarística terá início às 18h30. E o término da festa será feito pelo padre Reginaldo Manzotti. A previsão é a de que toda a festividade se encerre às 22h30. Dezoito bispos confirmaram presença, inclusive dom Sérgio da Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), arcebispo de Brasília e ex-bispo auxiliar de Fortaleza. Também estarão na festa, mais de 300 padres, 100 seminaristas, 200 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e a colaboração de aproximadamente 500 voluntários. Representantes do Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, AMC e ETUFOR estiveram presentes na entrevista coletiva para falar sobre a segurança do local do evento.
Mais informações podem ser obtidas no Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza – (85)33888703 ou no site www.arquidiocesedefortaleza.org.br email: pascom@arquidiocesedefortaleza.org.br
Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário