domingo, 29 de novembro de 2015

FRANCISCO RECORDA AOS PARTICIPANTES NO V FESTIVAL DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA QUE O RESPEITO DA NATUREZA E DA CRIAÇÃO É O GRANDE DESAFIO PARA O FUTURO DO HOMEM - O GRITO DA MÃE TERRA


Com um convite a «ouvir o grito da mãe terra», porque «o respeito das criaturas e da criação representa um grande desafio para o futuro do homem», foi dirigido pelo Papa Francisco aos participantes no V festival da doutrina social da Igreja que decorre em Verona de 26 a 29 de Novembro. 
Numa mensagem vídeo o Papa frisou quanto é necessária hoje «a capacidade de dialogar, de construir pontes e não muros». Este é o tempo do diálogo, não da defesa de inflexibilidades contrapostas». «Por todos – acrescentou o Pontífice – é sentida a necessidade de mudança porque se intui que alguma coisa não funciona. O consumismo, a idolatria do dinheiro, as demasiadas desigualdades e injustiças, a homologação com o pensamento dominante são um peso do qual nos queremos libertar recuperando a nossa dignidade e comprometendo-nos na partilha, sabendo que a solução dos problemas concretos não provém do dinheiro mas da fraternidade que se ocupa do outro... Fazer um pouco de limpeza, aumentar a transparência, recuperar vigor, genuinidade e agilidade faz bem às estruturas e às pessoas: encontraremos de novo o estímulo e o entusiasmo de fazer algo bom ao serviço dos irmãos. Para as novas necessidades e pobrezas são necessárias respostas novas. Vivendo a proximidade encontraremos também a inspiração e a força para dar uma forma concreta à mudança que todos desejam».
Fonte: L’Osservatore Romano

Nenhum comentário: