sábado, 28 de novembro de 2015

CONGRESSO DE JOVENS SHALOM EM ASSUNÇÃO




11018316_859621204087232_7152527520646585130_nDepois do Brasil e da França, é a vez do Paraguai receber o Congresso de Jovens Shalom 2015, informou a cofundadora da comunidade, Emmir Nogueira, que ontem, muito cedo embarcou para a capital paraguaia, onde chegaria por volta das 14 horas. Cerca de 500 jovens de oito países da América Latina participam desde ontem, (27) até domingo (29) do evento realizado pela Comunidade Católica Shalom em Assunção. O CJS, cujo tema é “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”, inspirado no sermão das bem-aventuranças, contará com show da banda Missionário Shalom e com palestras de Moysés Azevedo e de Emmir Nogueira. 
O objetivo do encontro é proporcionar uma experiência autêntica com Jesus Cristo por meio da oração, formação e convivência entre os participantes de todas as partes da América Latina, e prepará-los para a Jornada Mundial da Juventude, realizada pelo Vaticano a cada três anos com a presença do Papa.
Música, oração, palestras, celebração eucarística e fraternidade marcam o evento desde o início, em 1989, em Fortaleza (CE). Em 2015, a organização resolveu expandi-lo, realizando-o em três edições: brasileira, em Salvador (de 18 a 20 de setembro), europeia, em Evry na França (de 20 a 22 de novembro), e latino-americana, em Assunção no Paraguai.
Os países representados no CJS paraguaio, além do anfitrião, são: Brasil, Bolívia, Uruguai, Chile, Argentina, Peru, Equador.
Programação
O congresso começou ontem à noite com Missa presidida pelo padre Oscar Roman González Cañiza, vigário da Arquidiocese de Assunção. Em seguida, show do Ministério de Música Shalom do Chile, para agitar a galera.
Hoje, sábado, os jovens participarão de uma adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida da pregação “Quero ver Deus”, de Emmir Nogueira. A o dia será finalizado com a Santa Missa presidida pelo padre Javier Andrés Concha Bazán, discípulo da Comunidade de Aliança Shalom, primeiro chileno membro da Comunidade. À tarde, pregação de Moysés Azevedo “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”, e o espetáculo “Canto das Írias”. Shows de duas bandas católicas paraguaias e do Missionário Shalom fecham a programação deste sábado.
O domingo tem início com uma manhã de louvor e o testemunho do jovem missionário Juan Diego. Depois  uma pregação preparatória para a efusão do Espírito Santo, momento de forte súplica a Deus. Em seguida, Moysés Azevedo dará palestra, enviando os jovens como evangelizadores em seus países. O tema abordado pelo fundador será “Lançar-se ao mar como valentes pescadores”. Missa e adoração ao Santíssimo Sacramento encerrarão o CJS.
Shalom na América Latina
Cerca de 35 missionários de todas as missões do Shalom na América Latina estão envolvidos na organização do evento. O CJS atende também a um público que ainda não faz parte da Comunidade Shalom. Segundo Vítor Aragão, responsável pela Assessoria Jovem da Comunidade, o evento conta com a participação de paróquias e comunidades de Assunção e do interior do Paraguai. Ele comemora a boa comunhão eclesial na região.
A chegada da Comunidade Shalom na Europa se deu antes da chegada à América Latina. Mas nos últimos anos houve um florescer de sua expansão nos países latinos. “Temos uma experiência muito forte na América Latina, de abertura dos jovens ao Carisma, a Deus. Isso é o que faz com que nossa evangelização cresça. Em especial, o Paraguai é um país onde basta dizermos que vamos fazer um momento de oração para lotarmos uma sala inteira, por causa dessa característica, de um povo de jovens que tem uma grande sede de Deus”.
Vítor ressalta que até mesmo dos males que assolam a região, como o tráfico de drogas, o desemprego e a prostituição, Deus consegue tirar um bem. Os jovens, por todos esses sofrimentos, são mais abertos à experiência com o amor divino.
Serviço
Congresso de Jovens Shalom na França (Congreso de Jóvenes Shalom en Asunción, Paraguay)
De 27 a 29 de novembro de 2016
Colegio Santa Clara, Av. Mariscal López, Asunción, Paraguai
Fanpage: https://www.facebook.com/congresodejovenesshalom/?fref=photo
Fonte: Site da Comunidade Shalom
Emanuele Sales

Nenhum comentário: