terça-feira, 6 de outubro de 2015

ÚLTIMO ATO: BÊNÇÃO DOS CHAPÉUS EM CANINDÉ



Em 2016, os festejos de São Francisco das Chagas acontecerão de 6 a 16 de outubro, por causa das eleições


 por Alex Pimentel - Colaborador


Os chapéus surgiram no momento religioso em razão do horário da concentração, exatamente quando o sol e o calor estão mais fortes no Sertão Central do Estado do Ceará, onde fica o Município de Canindé
Canindé. Após 11 dias, os festejos em homenagem a São Francisco das Chagas foram finalmente encerrados nesta segunda-feira. Repetindo um tradicional ato religioso, por volta do meio-dia, milhares de romeiros e devotos se concentraram na Praça da Basílica para receberem a "bênção dos chapéus". Logo depois, a multidão acompanhou o arreamento da bandeira e seguiu em procissão pelas ruas da cidade. Era a última reverência coletiva ao protetor dos pobres na capital franciscana da América Latina.
A data oficial dedicada a São Francisco é 4 de outubro, mas, como grande parte da população de Canindé se dedica ao comércio no período dos festejos, busca a bênção do santo no dia seguinte do dedicado ao padroeiro. Alguns romeiros ainda permanecem na cidade, mas a maioria é mesmo de comerciantes, ambulantes, trabalhadores e até servidores públicos que não puderam participar das outras solenidades religiosas, explica o assessor do Santuário de São Francisco das Chagas, Rogério Sales.
Os chapéus surgiram no momento religioso em razão do horário da concentração, exatamente quando o sol e o calor estão mais fortes. Para proteger os devotos dos raios solares escaldantes nesta época do ano, o empresário Romeu Rocha, com o auxílio de amigos, passou a distribuí-los para a multidão. Esse ritual teve início em 2006. No começo, foram distribuídos apenas 500 chapéus. Nos últimos anos, são milhares.
Neste ano, o reitor e pároco frei Marconi Lins de Araújo foi quem fez a bênção e o arreamento da bandeira de São Francisco, no mastro da Basílica, e acompanhou o pavilhão pelas ruas até a Casa dos Milagres, onde foi guardada e deverá ficar até o início das festividades do próximo ano. No caminho, muitos jogam dinheiro dentro da flâmula religiosa. Pedem um ano vindouro de bom inverno e bons negócios. Alguns ainda tocam o tecido com o rosto em lágrimas, mais uma vez pedindo a proteção de São Francisco.
Quem resolveu aguardar a bênção do próximo ano deverá esperar um pouquinho mais. Em razão das eleições para prefeitos e vereadores, em todo o País, as festividades terão início no dia seis de outubro, dois dias após a data dedicada ao santo. As comemorações seguirão até o dia 16, quando mais uma vez será realizada a bênção dos chapéus e a procissão da bandeira, completou o representante do Santuário de São Francisco das Chagas.
No próximo ano, a "Romaria de Codó" continuará sendo realizada. Após a interrupção do ano passado, quando dezenas de carretas transportando romeiros foram impedidas de cruzar as rodovias do Ceará com destino a Canindé, os devotos da cidade maranhense retornaram à terra de São Francisco em ônibus. A diferença foi notada apenas no comboio, nos veículos utilizados para transportar os devotos.
Neste ano, a caravana chegou no sábado (3), em 20 ônibus, com aproximadamente mil romeiros. O próprio idealizador da "Romaria das Carretas", Francisco Carlos de Oliveira, o "Chiquinho do Codó", fez questão de acompanhar o percurso. Ele lamentou a mudança, após 32 anos, mas ressaltou que "a fé do seu povo em São Francisco continua inabalável e continuaremos ao seu lado".
Mais informações:
Santuário de São Francisco das Chagas
Canindé - CE
Telefone: (88) 3343-0774
www.santuariodecaninde.com
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: