sábado, 17 de outubro de 2015

SÍNODO: A INTERVENÇÃO DOS DELEGADOS FRATERNOS


Também nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, tomaram parte da Assembleia Sinodal 12 delegados fraternos, representantes de diversas confissões cristãs, que participam do Sínodo como convidados. Alguns dos delegados fraternos estiveram na conferência de imprensa conduzida pelo Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. Foram eles o Primaz da Igreja Ortodoxa da Estónia, Stephanos, o representante do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, e o Rev. Thimoty Thornton, bispo de Truro, na Grã-Bretanha, representante da Comunhão Anglicana, acompanhado do Primaz Justin Welby.
As diversas intervenções dos delegados fraternos, podem ser resumidas com o tema “unidade na diversidade”: diversidade de confissões, mas também a unidade em definir “a família como ponto central da pastoral da Igreja e fundamento da sociedade”.
Os delegados fraternos afirmaram que, na Sala do Sínodo, “se respira uma rica diversidade da Igreja de todo o mundo e a capacidade de dialogar uns com os outros”. No entanto, oferecem muitos pontos de reflexão sobre a família: desde a questão dos matrimônios mistos, de grande importância no caminho ecumênico, até às realidades das famílias em crise, que esperam conforto e acolhimento, acompanhamento e não julgamento por parte da Igreja.
Entretanto, os delegados de outras confissões cristãs ressaltaram as principais problemáticas contemporâneas, que desafiam o núcleo familiar, como a homossexualidade, o drama da guerra e das migrações, a indigência, a adoção de crianças. Em suma, foi destacada a importância da família, que é testemunha da alegria evangélica.(RS)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: