sexta-feira, 23 de outubro de 2015

PEREGRINAÇÃO RECORDA 50 ANOS DE VISITA PAPAL A ACAMPAMENTO DE CIGANOS


Pastoral dos Nômades da CNBB participa do evento, que acontece em Roma
Em comemoração aos 50 anos da visita do papa Paulo VI ao acampamento de ciganos na região da Pomezia, em Roma, o Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes promoverá, de 23 a 26 de outubro, a Peregrinação dos Ciganos a Roma. Durante o evento, que tem a participação da Pastoral dos Nômades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os peregrinos serão recebidos pelo papa Francisco.
O encontro do papa Paulo VI com os ciganos aconteceu em setembro de 1965. Na ocasião, a frase do beato, “Vós estais no coração da Igreja”, marcou os participantes da peregrinação internacional.
O bispo de Eunápolis (BA) e responsável pela Pastoral dos Nômades no Brasil, dom José Edson Santana Oliveira, recorda os encontros dos últimos papas com os ciganos. “São João Paulo II já fazia todo ano um encontro com os ciganos europeus”, lembra.
O bispo também fala dos encontros promovidos no pontificado de Bento XVI. “Um [aconteceu] na Alemanha com toda a juventude universitária cigana. Eram mais de 400 jovens do mundo inteiro, mostrando que eles também trabalham com sua presença, que pertencem a um grupo que faz parte da história e que podem caminhar como homens da sociedade e como cristãos”. 
O papa Bento XVI também incentivou um encontro com os padres filhos de ciganos. Dom Edson conta que eram mais de 300 sacerdotes no evento.
Sobre a celebração dos 50 anos da primeira peregrinação de um papa junto ao povo cigano, dom José Edson ressalta a pertença dos ciganos no projeto de evangelização da Igreja. “Se tem as bênçãos do papa, o papa vê como membros vivos da Igreja, esperamos então celebrarmos e que todas as dioceses, que todos os bispos, os sacerdotes, que todo cristão possa sentir também que é parte do povo de Deus, parte deste corpo místico do Senhor. Que eles possam também contribuir para a evangelização”, considera.
Além de dom Edson, também participam da peregrinação o secretário executivo da Pastoral dos Nômades, padre Wallace do Carmo Zanon, e 15 ciganos da Bahia, de São Paulo, do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul.

Programação

Durante a peregrinação, haverá visitas aos monumentos do cristianismo em Roma e uma Via-Sacra no Coliseu. No domingo, a missa com os participantes será no Santuário do Divino Amor. O encontro com o papa Francisco acontecerá na segunda-feira, dia 26, na Sala Paulo VI.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: