terça-feira, 8 de setembro de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



08/09/2015 - 3ª.Feira - Natividade de Nossa Senhora

– Miquéias 5, 1-4 – “ uma entre todas foi a escolhida ”

Maria foi a virgem eleita para trazer ao mundo Aquele que daria vida nova à humanidade pecadora, da mesma forma como Belém, pequena cidade de Éfrata foi escolhida entre os mil povoados de Judá para receber o Salvador. O nascimento de Maria é a aurora de nossa salvação. Com o seu nascimento é anunciada ao mundo a boa nova: a mãe do Salvador já está entre nós. Por isso, hoje, devemos nos alegrar com a festividade do Seu nascimento e agradecer a Deus por tê-la escolhido para ser Mãe do Salvador e também nossa Mãe. Com frequência as coisas importantes para Deus passam despercebidas aos olhos dos homens. Nós, homens, gostamos de aplaudir coisas grandiosas e nos impressionamos com tudo que é muito complexo e majestoso, no entanto, para Deus a grandeza não está na proporção dos aplausos que o mundo oferece, mas na serenidade e na simplicidade de quem aceita o Seu chamado e cumpre a Sua vontade. Maria foi a serva fiel que em tudo fez a vontade de Deus. - Qual é o exemplo que você toma para si da escolha que Deus fez de Maria para ser a Mãe do Salvador? - Na sua mentalidade como você percebe as pessoas simples, que não são extraordinárias no mundo?

Salmo 70 - “Exulto de alegria no Senhor”

A liturgia de hoje nos traz partes dos salmos 70 e 12 que nos falam do apoio que recebemos do Senhor desde o dia em que nascemos. E porque confiamos neste auxílio o nosso coração se rejubila! Entronize estes versículos no seu coração e faça com eles uma oração ao Pai que fez nascer Maria, fez nascer Jesus e que fez você nascer.

Evangelho – Mateus 1, 18-23 - “justos como José “

Neste Evangelho nós vemos como São José contribuiu com o Pai no Seu Projeto de salvação da humanidade e percebemos também que Deus cumpre a promessa que fizera a Davi e chama José para ser o pai adotivo de Jesus. Mesmo tentando, a princípio, livrar-se da situação, José, porque era um homem justo, acolheu o chamado de Deus e ajustou-se ao plano do Senhor deixando de lado os seus próprios projetos. Como homem justo ele acatou as ordens do anjo, mensageiro de Deus, ainda que contrariando os seus planos pessoais e mudando o rumo de sua vida. São José é o maior exemplo do homem justo, isto é, ajustado ao plano de Deus. “Não tenhas medo”, disse-lhe o anjo e ele confiando plenamente em tudo o que lhe foi revelado e recebeu Maria e o Filho de Deus que ela trazia no seu ventre. Nós também somos chamados a acatar as ordens de Deus que chegam a nós por meio de pessoas que nos orientam, da Palavra que nos instrui, dos pensamentos, das moções e até dos sonhos. Desta maneira, não podemos nos justificar afirmando que não sabemos qual é o Plano de Deus para nossa vida. Tudo o que rodeia-nos fala de Deus, logo, precisamos com muita atenção, sondar os pensamentos que o Espírito Santo nos revela para pôr em prática a vontade do Pai e assim nos tornarmos justos, (as), como São José - Será que têm acontecido na sua vida situações como esta? Para você é difícil ajustar-se a mudanças de plano? - Você acha que o sacrifício de José valeu à pena? Tem valido a pena para você abdicar de algum projeto seu em favor de fazer a vontade de Deus. –O que você tem feito para perceber os sinais que Deus tenta lhe dar por meio das pessoas e dos acontecimentos?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: