quinta-feira, 24 de setembro de 2015

PAPA FRANCISCO : "LÍDER RESPEITADO E AMADO" TAMBÉM NOS EUA DIZ PADRE LOMBARDI





Washington (RV) – Liberdade religiosa, mudanças climáticas, relações entre EUA e Cuba. Esses foram alguns dos temas do discurso do Papa Francisco durante a visita à Casa Branca nesta quarta-feira (23). Sobre o encontro do Santo Padre com o presidente Barack Obama na sua residência oficial, a Rádio Vaticano entrevistou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi.
Pe. Lombardi – “Essa cerimônia de acolhida na Casa Branca foi extremamente solene e também extremamente festiva. O tom é de grande cordialidade. Teve um bonito discurso do presidente Obama que apreça também, em particular, a personalidade do Papa Francisco. E é apreçado justamente pelos traços da sua personalidade também ao povo americano, além dos fiéis católicos que evidentemente veem nele um guia da sua comunidade religiosa.”
RV – O ambiente, a criação, a proteção da casa comum, assim como a liberdade religiosa, alguns dos temas ao centro do discurso do Papa.
Pe. Lombardi – “O Papa também fez um discurso muito bonito, num inglês perfeito. Manifestou a sua cordialidade, a atitude de diálogo, de fraternidade com que ele, filho de imigrantes, vem a conhecer essa nação feita de migrações. O Papa tocou vários pontos, também aquele do ambiente, manifestando o apreço pelas iniciativas de Obama nesse campo. Mas não escondeu inclusive a sua solidariedade com os bispos pelas questões que se referem à discussão sobre algumas medidas da administração que parecem limitar a liberdade religiosa – no sentido da plena liberdade das instituições católicas – de seguir os seus princípios. Então, um discurso muito cordial, muito aberto e positivo, livre, mas também no fazer presente as observações sobre os pontos que são debatidos. Certamente a prospectiva com que o Papa vem é de grande amizade, de diálogo e também de vontade de aprender as grandes virtudes da história do povo estadunidense, mestre de democracia e de defesa das liberdades.”
RV – Depois dos discursos oficiais, teve o encontro privado na Casa Branca entre o Papa e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama...
Pe. Lombardi – “Durou mais de 40 minutos. Já naquele colóquio das delegações, aquele em que era presente o secretário de Estado, foram tocados alguns problemas, entre os quais, principalmente, aquele de Cuba e do embargo, a questão dos refugiados e a questão do Oriente Médio. O Papa, então, depois do colóquio, ele fez um giro com o papamóvel entre as pessoas. Esse, então, foi um outro momento de festa e de encontro com o povo.”
RV – Uma festa que também vimos no transferimento à Catedral de São Mateus...
Pe. Lombardi – “O Papa é desejado. Sabemos que o início desta visita é muito positivo, sentimento não só da comunidade católica, mas do povo estadunidense, que é extremamente interessado nesse grande líder moral que se manifesta capaz de responder, ou ao menos de intervir, com questionamentos profundos da humanidade também em nível global. Então, é um líder respeitado, esperado e também amado pelo modo concreto, simples, próximo de como sabe tratar com a gente comum.” (AC)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: