Cidade do Vaticano (RV) – Na manhã desta sexta-feira (11/09) o Papa recebeu no Vaticano cerca de 120 participantes do Capítulo geral dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria, que nós conhecemos como Claretianos.
Liderando o grupo, estava o recém-eleito Superior Geral, Padre Matew Vattamattam, que dirigiu ao Pontífice algumas palavras. Em seguida, o Papa improvisou um discurso, entregando-lhes em mãos o que havia preparado.
O tema do encontro dos religiosos, realizado em Roma, foi “Testemunhos e mensageiros da alegria do Evangelho”.
“Testemunhos”, disse o Papa, porque a alegria não pode ser comunicada se não estiver presente e profundamente enraizada tanto na própria vida como na da comunidade. “Mensageiros, porque o bem deve ser compartilhado e ao comparti-lo, a alegria se purifica e se multiplica, tornando-se verdadeiramente «evangélica».
Francisco lembrou aos claretianos a carta que lhes enviou no início do Ano da Vida consagrada e os três conceitos principais: O primeiro é “fazer memória agradecida do passado”, ou seja, dar graças a Deus pelos irmãos que viveram sua vocação, por vezes até o martírio, e reconhecer a misericórdia do Senhor que, apesar de nossas fraquezas e inconstâncias, continua realizando maravilhas em meio a seu povo.
O segundo é “viver o presente com paixão”: amar como Jesus amou em todas as nossas opções de vida e de pastoral.
E enfim, “abraçar o futuro com esperança”, o que significa não se deixar dominar pelo desânimo, não ter medo e voltar os olhos a quem necessita do testemunho para sentir a presença misericordiosa de Deus em suas vidas.
Francisco agradeceu a todos por seu trabalho missionário, recomendou que cuidem bem do processo de formação inicial dos seminaristas, ajudando-os a interiorizar os valores do fundador, Santo Antonio María Claret, e como costuma fazer, pediu a todos que rezem por ele. (CM)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário