segunda-feira, 31 de agosto de 2015

PAPA FRANCISCO: "FRATERNIDADE NA EUROPA REQUER ABERTURA A DEUS"


Cidade do Vaticano (RV) – “Haverá fraternidade entre os povos europeus somente quando a civilização se abrir a Deus”: é o conceito expresso pelo Papa em uma mensagem assinada pelo Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, enviado ao Bispo de Piacenza-Bobbio, Dom Gianni Ambrosio, recordando o grande evangelizador São Columbano. 
O Santo foi um evangelizador irlandês (Leinster, Irlanda, 540 - Bobbio, Itália, 23 de novembro de 615), monge e missionário, conhecido pela fundação de inúmeros mosteiros pela Europa. 
“Columbano sempre cultivou uma ideia ‘europeia’ de seu compromisso eclesial; se referiu ao dever de todos os cristãos de colaborar para que os diferentes povos do continente pudessem viver na paz e na unidade”. “Sua vida de oração, de ascese e de estudos nunca o afastou ou distraiu das vicissitudes religiosas e políticas daquela época, nas quais interveio diversas vezes com palavras fortes, evocando a severidade de São João Batista”. 
Como afirmado por Bento XVI, São Columbano pode ser considerado “um dos Pais da Europa”: sua grande cultura, sua energia espiritual e seu estilo moral nos apontam claramente – destaca a mensagem – uma fonte para que, em nossos tempos, esta civilização possa reviver no continente europeu”.(CM)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: