terça-feira, 4 de agosto de 2015

O DRAMA DOS CRISTÃOS DO MÉDIO ORIENTE RECORDADO NA CALIFORNIA - TERREMOTO DE SOFRIMENTOS


«Há demasiados anos o Médio Oriente» está a ser «abalado até pelos alicerces por um terremoto que parece nunca acabar» e que «aumenta a própria intensidade dia a dia, causando dor e sofrimento, sobretudo aos mais pequeninos e pobres, entre os quais os nossos irmãos e irmãs cristãos». Assim o cardeal Leonardo Sandri se dirigiu, na tarde de sábado 1 de Agosto, aos fiéis greco-melquitas residentes na Califórnia.
O prefeito da Congregação para as Igrejas orientais foi aos Estados Unidos da América para uma visita de dois dias às comunidades locais greco-melquita e armênia. No primeiro dia, sábado, presidiu à divina liturgia para a leitura do decreto com o qual a Igreja de Santa Ana em Los Angeles foi elevada à categoria de co-catedral da eparquia de Newton dos greco-melquitas. «Como crentes – disse na homilia – estamos certos de que a história está nas mãos de Deus, que não esquece nenhum dos seus filhos, e que portanto as forças que determinam o sofrimento do Médio Oriente não são eternas e deverão sucumbir».
No domingo, dia 2, o purpurado participou na solene liturgia armênia durante a qual foi lida a disposição pontifícia com a qual a sede da eparquia armênia católica de Our Lady of Nareg foi transferida de Nova Iorque para Glendale, na Califórnia, e a igreja de São Gregório o Iluminador foi elevada a catedral.
Fonte: L’Osservatore Romano

Nenhum comentário: