segunda-feira, 31 de agosto de 2015

JORNADA: ENCONTRO DISCUTE VOCAÇÃO DOS JOVENS NA IGREJA


O tema escolhido para o encontro deste ano foi "Ele é a nossa Paz", seguindo a temática da Paz escolhida pela CNBB


00:00 · 31.08.2015 por Camila Marcelo - Repórter


Ao longo de todo o dia, cerca de sete mil jovens circularam pela Feira Vocacional realizada no ginásio do Colégio Santa Isabel ( fotos: Fernanda Siebra )
Cerca de sete mil jovens circularam pela Feira Vocacional realizada neste domingo (30) no ginásio do Colégio Santa Isabel. É a quarta edição do evento, o qual faz parte da ação Jornada Vocacional de Fortaleza, que chega neste ano em sua sexta edição, realizada pela Arquidiocese de Fortaleza.
O tema escolhido em 2015 foi "Ele é a nossa Paz", seguindo a temática da Paz escolhida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Mas o objetivo segue o mesmo: promover o discernimento vocacional dos estados da vida, seja sacerdócio, matrimônio ou celibato.
Todo fim de agosto, os jovens já esperam por esse dia para elucidar suas dúvidas a respeito das várias congregações e movimentos religiosos durante a Feira. Portanto, o espaço reuniu, ontem, 28 expositores para apresentar a diversidade de vocações existentes na Igreja.
Na área destinada a Pastoral Vocacional Arquidiocesana, por exemplo, o seminarista Francisco Niélisson estava presente para responder às perguntas de quem por lá passava. "Perguntam o que se estuda, os horários, os critérios para ser padre", destaca o seminarista. Aos 22 anos, ele está em seu terceiro ano de preparação no seminário, no entanto, a aproximação com a Igreja foi bem antes disso, aos 14 anos, durante a sua crisma.
A decisão definitiva em começar o seminário veio cinco anos depois, em 2012, quando decidiu abdicar do curso de Letras, na Universidade Federal do Ceará, a fim de voltar-se totalmente a sua formação para ser um padre. "Todo ano me sinto mais feliz, mais preenchido", ressalta.
Conforme o coordenador do evento, padre Raphael Maciel, ultimamente têm aparecendo muitos casos semelhantes ao de Francisco, que despertam no coração essa vontade e decidem sair da faculdade para seguir essa vocação descoberta. "A procura está renovada", pontua.
A participação mais ativa dos jovens ficou ressaltada com o papa Francisco, principalmente com a sua vinda, em 2013, a Jornada Mundial da Juventude, na qual discursou "eu peço a vocês que sejam revolucionários", demonstrando a sua fé e confiança nos jovens. Diante disso, de acordo com padre Raphael, muitos grupos e ações estão aparecendo ligadas à juventude.
Programação
Ainda cedo, às 9h, os jovens tomavam conta de todos os espaços da escola, muitos com blusas de sua congregação ou, então, com a imagem do papa Francisco levada no peito.
Ao longo do dia, a programação estava intensa com 10 horas de apresentação musical, revezando-se entre dois palcos, sem esquecer ainda da Feira, que seguiu até às 19 horas.
Dentre as atrações, estiveram presentes no palco a Banda Missionário Shalom e ainda os cantores Diego Fernandes e Irmã Kelly Patrícia. No entanto, o momento central do evento foi a missa celebrada às 15 horas pelo bispo auxiliar dom Rosalvo.
E, no próximo ano, o organizador padre Raphael adianta, em agosto tem mais uma edição.
Enquete
Quais são os questionamentos feitos na Feira?
"Algumas das dúvidas é 'como faz para a pessoa ter um acompanhamento' e 'como acontece o discernimento'. A maioria já conhece a Toca de Assis, mas quer saber, por exemplo, a diferença com os franciscanos"
Luana Maria
Religiosa da Toca de Assis
"Quando chegam eu deixo aproximarem-se para ver os cartazes, até que perguntam qual o nosso trabalho, o carisma, onde atuamos e quem foi a nossa fundadora"
Guadalupe Barros
Serviço de orientação religiosa da Congregação da Instituição Cristã
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: