Cidade do Vaticano (RV) – “Uma Bênção recíproca – Papa João Paulo II e o Povo Hebraico” é o título de uma mostra internacional que foi apresentada oficialmente no final da tarde desta terça-feira na Sala Marconi da Rádio Vaticano. O evento foi seguido por uma preview no espaço que acolherá a exposição, no Braço Carlos Magno da Colunata de Bernini, na Praça São Pedro. A iniciativa, que cumpre etapa no Vaticano após os Estados Unidos, é dedicada à atitude de abertura do Papa João Paulo II na relação entre a Igreja Católica e o povo hebraico. Participaram da cerimônia de inauguração, entre outros, o Rabino Chefe de Roma, Riccardo Di Segni, além de autoridades civis e religiosas.
Após passar por Nova York, Los Angeles, Chicago e Filadélfia, a mostra, organizada por James Buchanan e William Madges, chega ao Vaticano em pleno verão como um vento fértil de diálogo inter-religioso que é fonte de progresso para a humanidade. Através de diversos recursos mediáticos como fotografias, vídeos, painéis, e um fundo musical, o visitante será levado a reviver etapas da obra de Wojtyla em relação “aos nossos irmãos maiores”, como ele mesmo definiu o povo hebraico quando, como primeiro Papa a entrar em uma Sinagoga, encontrou o Rabino Elio Toaff em Roma, em 13 de abril de 1986.
“Uma Bênção recíproca” também tem como pano de fundo a Declaração conciliar Nostra Aetate, documento que exprime a atitude de apreço da Igreja Católica pelas outras religiões. O princípio da fraternidade universal, do amor e da não discriminação permeiam os conteúdos destas páginas, que nunca como em nosso tempo, assumem um renovado valor.
Os organizadores almejam levar a mostra à Cracóvia, local tão caro àquele que “estimulou a arte de construir pontes”. Outra cidade, outro país, outro abraço, mas a mesma “Bênção recíproca”.
A mostra, gratuita, estará aberta até 17 de setembro, de segunda à sábado, das 9 às 18 horas (quartas-feiras das 13 às 18 horas, devido à Audiência Geral). Aos domingos permanecerá fechada. (JE)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário