quarta-feira, 8 de julho de 2015

PAPA: UMA EDUCAÇÃO QUE FORME ESPÍRITO CRÍTICO, CAPAZ DE CUIDAR DO MUNDO ATUAL



Quito (RV) – Neste terceiro dia em solo equatoriano, após presidir uma missa no Parque do Bicentenário em Quito para milhares de fieis, o Papa Francisco encontrou o mundo da educação do Equador. Após uma pausa para o almoço e breve descanso na Nunciatura, o Santo Padre dirigiu-se à Pontifícia Universidade Católica do Equador, fundada em 1946, de propriedade da Arquidiocese de Quito, e confiada aos jesuítas desde sua fundação.
O encontro foi realizado num campo com capacidade para acolher cerca de cinco mil pessoas. Na acolhida de Francisco, não faltaram bênçãos a crianças e doentes, selfies, abraços e muitos, muitos buquês e pétalas de flores, forma que os equatorianos têm de expressar sua afeto e carinho por uma pessoa que lhes é muito cara.
Ao som de cantos, Francisco foi acolhido pelo Reitor do Ateneu e saudado pelo Bispo de Loja e Presidente da Comissão Episcopal para a Educação e a Cultura, Dom José Espinoza Mateus. Após a entrega de dons, foi rezada uma oração de São Miguel Febres Cordero FSC, educador equatoriano falecido em 1854, seguida pelos testemunhos de uma estudante, de uma professora e do reitor da Universidade de Cuenca. Após, proferiu o seu quinto pronunciamento desta primeira etapa da viagem à América Latina.
Para ilustrar a linha de raciocínio de seu discurso, iniciado com os verbos “cultivar e cuidar” - citados no Livro do Gênesis e na Parábola do Semeador -, Francisco usou inúmeras citações contidas na sua recente Encíclica Laudato Si. As palavras “cultivar” e “cuidar”,  “andam de mãos dadas, disse ele. Não cultiva quem não cuida, não cuida quem não cultiva. Somos convidados não somente a participar na obra criadora cultivando-a, fazendo-a crescer, desenvolvendo-a, mas também a cuidá-la, protegê-la e guardá-la”.
Francisco reitera que este convite impõe-se forçosamente, "já não como uma mera recomendação, mas como uma necessidade, devido ao mal que provocamos à terra devido ao uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou”.
A relação entre a nossa vida e a da nossa mãe terra - alertou o Papa – é uma relação que encerra uma possibilidade tanto de abertura, transformação e vida, como de destruição e morte:
“Uma coisa é clara! Não podemos continuar a desinteressar-nos da nossa realidade, dos nossos irmãos, da nossa mãe terra. Não nos é lícito ignorar o que está a acontecer ao nosso redor, como se determinadas situações não existissem ou não tivessem nada a ver com a nossa realidade. Não cessa de ecoar, com força, esta pergunta de Deus a Caim: «Onde está o teu irmão?» Eu me interrogo se a nossa resposta continuará a ser: «Sou, porventura, guarda de meu irmão?» (Gn 4, 9)”.
O Papa observou, que neste contexto universitário, seria bom se interrogar sobre a nossa educação a respeito desta terra que clama ao céu. Os nossos centros educativos – disse ele - são uma sementeira, uma possibilidade, terra fértil que devemos cuidar, estimular e proteger. Terra fértil, sedenta de vida. E perguntou aos educadores:
“Velais pelos vossos alunos, ajudando-os a desenvolver um espírito crítico, um espírito livre, capaz de cuidar do mundo atual? Um espírito que seja capaz de procurar novas respostas para os múltiplos desafios que a sociedade nos coloca? Sois capazes de os estimular para não se desinteressarem da realidade que os rodeia? Como entra, nos currículos universitários ou nas diferentes áreas do trabalho educativo, a vida que nos rodeia com as suas perguntas, interpelações, controvérsias? Como geramos e acompanhamos o debate construtivo que nasce do diálogo em prol de um mundo mais humano? O diálogo, esta palavra ponte, que cria pontes”.
O Papa lançou outro questionamento, para uma situação que envolve a todos, famílias, centros educativos, professores:
“Como ajudamos os nossos jovens a não olhar um grau universitário como sinônimo de maior posição, dinheiro, prestígio social? Não são sinônimos. Ajudamos a ver esta preparação como sinal de maior responsabilidade perante os problemas de hoje, perante o cuidado do mais pobre, perante o cuidado do meio ambiente?”
Dirigindo-se aos jovens presentes, “semente de transformação desta sociedade equatoriana”, Francisco observou que “este tempo de estudo não é só um direito, mas um privilégio que tendes”, chamando então a atenção para o fato dos tantos “amigos, conhecidos ou desconhecidos”, que gostariam “de ter um lugar nesta casa, mas, por várias circunstâncias, não conseguiram. Em que medida o nosso estudo nos ajuda a ser solidários com eles?”, questionou.
O Santo Padre ressaltou então o papel fundamental e essencial das comunidades educativas na construção da cidadania e da cultura. “Não basta realizar análises, descrições da realidade; é necessário gerar as áreas, espaços de verdadeira pesquisa, debates que gerem alternativas para as problemáticas especialmente de hoje”, exortou.
Perante a globalização do paradigma tecnocrático que tende a “crer que toda a aquisição de poder seja simplesmente progresso, aumento de segurança, de utilidade, de bem-estar, de força vital, de plenitude de valores, como se a realidade, o bem e a verdade desabrochassem espontaneamente do próprio poder da tecnologia e da economia”, disse o Pontífice, citando a Laudato Si:  
“Nos é pedido, com urgência, que nos animemos a pensar, a debater sobre a nossa situação atual, sobre o tipo de cultura que queremos ou pretendemos não só para nós, mas também para os nossos filhos, para os nossos netos. Esta terra, recebemo-la como herança, como um dom, como um presente. Nos fará bem interrogarmo-nos: Como queremos deixá-la? Qual é a orientação, o sentido que queremos dar à existência? Com que finalidade passamos por este mundo? Para que lutamos e trabalhamos?”
As iniciativas individuais – disse Francisco - são sempre boas e fundamentais, mas nos é pedido para dar um passo mais: animar-nos a olhar a realidade organicamente e não de forma fragmentária; a fazer perguntas que nos envolvam a todos, uma vez que «tudo está interligado».
Francisco concluiu, fazendo uma invocação ao Espírito Santo, para ser “nosso mestre e companheiro de viagem”, fazendo-se um conosco para encontrarmos caminhos de vida nova”. (JE)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: