quarta-feira, 1 de julho de 2015

DIOCESE DE ITAPÍPOCA COMEMORA OS 10 ANOS DE EPISCOPADO DE DOM CAVUTO


Fiéis das várias paróquias da Diocese de Itapipoca se reúnem, amanhã, o dia 2 de julho, na Catedral de Nossa Senhora das Mercês, às 19 horas para homenagear seu pastor Dom Antônio Roberto Cavuto, que celebra 10 anos de episcopado.

Dom Antônio foi ordenado bispo no dia 2 de julho de 2005, em Belo Horizonte, MG pela imposição das mãos de Dom Serafim Cardeal Fernandes de Araújo, Arcebispo emérito de Belo Horizonte e assistido por Dom Benedito Francisco de Albuquerque e Dom José Alberto CSS. 

Tomou posse da Diocese de Itapipoca, no dia 31 de julho, de 2005 às 5 horas da tarde, na Praça da Catedral de Nossa Senhora das Mercês.
        
''Queremos ver Jesus''. Este foi o lema escolhido por Dom Antônio para seu episcopado, segundo ele temos que ver Jesus, para “conhecê-Lo, amá-Lo e segui-Lo, na busca da comunhão e da construção da justiça e da paz."

Ao chegar procurou inteirar-se da realidade eclesial diocesana e regional, em comunhão com seu antecessor, dom Benedito e o clero local, bem como conhecer a realidade sócio-política do nosso Ceará.

Nestes dez anos podemos destacar o trabalho contínuo e dedicado de Dom Antônio em vários aspectos. Deu prioridade à formação dos futuros padres e a formação permanente do Clero. Assim sendo, constituiu o Conselho de Formação, visitas periódicas aos Seminários, aquisição de terreno para construção do Seminário Filosófico-Teológico Dom Paulo Ponte na Arquidiocese de Fortaleza; ordenou 15 presbíteros, criou a Escola Diaconal ordenando 11 diáconos permanentes e deu continuidade aos encontros da formação do clero.

Na Dimensão Bíblico-Catequética continuou a Escola Diocesana de Catequese funcionando o curso com aulas presenciais e semi-presenciais  para facilitar um maior número de participantes das paróquias. Com a equipe de formação retomou os Círculos Bíblicos, e vem animando e fortalecendo a caminhada das comunidades que se reúnem para estudo e reflexão dos subsídios oferecidos pela diocese.

A Dimensão Missionária foi bastante dinamizada com a revitalização do Comidi, criação dos Comipas e as Semanas Missionárias Diocesanas com a 18ª a ser realizada em julho, em Paracuru, e também com envio do Pe. Arnoldo à Roma para cursar Missiologia.  Na missão ad gentes enviou dois padres: Nonato e Agenor para trabalharem na Diocese de Humaitá-AM.

A grande preocupação de Dom Antônio com a Comunicação o levou a criar o Jornal Folha Diocesana (antes apenas um Boletim) e também o site da Diocese. 
Dá amplo apoio às Rádios Uirapuru e FM Esperança e apresenta semanalmente o programa radiofônico “Queremos Ver Jesus”. Tendo em vista a importância da comunicação para a Igreja, realizou junto à Pascom diocesana uma pesquisa para conhecer a realidade comunicacional da diocese e buscar estratégias para melhorá-la.

Dom Antônio elevou a condição de Paróquia as Áreas Pastorais já existentes: General Sampaio, Tejuçuoca,  Almofala, Canaã, Tururu, São José (Itapipoca), Mundaú (a ser instalada) e criou a Paróquia de São Francisco e Santa Paulina em Trairí.

Na parte estrutural da Diocese inaugurou um auditório moderno e climatizado e tem como projeto a ampla reforma da Cúria, bem como ampliação do Seminário Diocesano e Casa de Retiros em Mundaú.
        
Nestes dez anos, D. Antônio tem tido o cuidado pastoral de visitar toda a sua diocese quer pelas visitas pastorais, festas de padroeiros, eventos pastorais e festivos, cumprindo o dever de "como pastor próprio, ordinário e imediato, pastoreia as suas ovelhas em nome do Senhor, exercendo em favor das mesmas o múnus de ensinar, santificar e governar" (Código do Direito Canônico).
        
Em seu episcopado, acolheu em 2011 na Diocese, a 15ª Romaria da Terra do Ceará, reunindo cerca de 15 mil participantes e em 2014, acolheu os comunicadores do estado para o 1º Mutirão Regional de Comunicação.
        
Dom Antônio sempre deu atenção especial a todas as pastorais, movimentos e organismos da Diocese ajudando e acompanhando seus trabalhos na construção de uma Igreja a serviço da evangelização e da vida plena para todos. A nível diocesano e regional tem se preocupado com a problemática do semiárido e já realizou na diocese dois encontros sobre a temática da água e contribuiu com a realização do seminário regional “vida sustentável no semiárido cearense’.
        



Também promoveu grandes encontros diocesanos, como o I e II Mutirões de Comunicação, I Congresso Eucarístico, a I Jornada Catequética, Seminário Diocesano sobre o Ano da Fé, I Seminário Diocesano das Pastorais Sociais, Dia Nacional da Juventude todos os anos e I Congresso Bíblico. Atualmente é secretário do Regional Nordeste I da CNBB e assume a dimensão dos ministérios ordenados e vida consagrada.

Foram muitas as realizações nestes 10 anos, sinais de uma vida de doação, humildade e amor pelo povo de Deus, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis.

Pastoral da Comunicação da Diocese de Itapipoca


Nenhum comentário: