sexta-feira, 5 de junho de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


05/06/2015 – 6ª. feira IX semana comum

– Tobias 11, 5-17 -  “Bênção e alegria”

Deus fez o milagre tão desejado por Tobit e Sara. Que nos sirva de exemplo o testemunho dos homens e das mulheres da Bíblia. Tobit estava curado, pois o Senhor mandara o Seu anjo, Rafael (Deus cura), o qual providenciou o remédio que abriu os seus olhos e ele pudesse enxergar a luz e o filho que voltara de viagem! Sara, antes amaldiçoada e desprezada, encontrara o homem que Deus lhe havia destinado e com ele se casara! O Senhor havia retirado o opróbrio que pesava sobre ela. Por tudo isso, agora, só lhes restava bendizerem o Santo Nome de Deus.   Provados, purificados, eles mantinham-se firmes na oração, não perdiam a fé e, por isso, eram atendidos nas suas preces. Nunca poderemos desanimar e, depois de tudo passado, só nos resta a alegria do louvor e o contentamento do coração para mostrar ao mundo que o Senhor nos abençoa, mesmo durante a borrasca. – Os seus olhos já se abriram para perceber as graças de Deus? – A quem você tem invocado socorro? –  Você está em um momento de cegueira ou de agradecimento? – Você tem orado com fé?

Salmo 145 – “Bendize, ó minha alma ao Senhor!”

Faça hoje um exercício de louvor e repita durante todo o dia o segundo versículo desse salmo: “Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!”  Esse é um propósito de eternidade! Por toda a vida, para sempre, eternamente, significam o que a nossa alma anseia e espera. Em nós há um desejo de imortalidade e de infinito. A maior ambição da nossa alma é o louvor e será essa a nossa maior ocupação no céu.

Evangelho – Marcos 12, 35-37 – “o que é de Deus e o que é dos homens”

Com muita simplicidade, Jesus ensinava no templo as coisas simples que Lhe eram reveladas pelo Pai e orientava ao povo para distinguir as coisas do alto das coisas da terra. Os mestres da lei perturbavam as pessoas e com ensinamentos enganadores.  A humanidade se confunde com as aparências, com o que é superficial e, por isso, tira conclusões precipitadas. Porém, hoje, nós temos o Espírito Santo, que já naquele tempo motivara a Davi a reconhecer em Jesus, o Messias filho de Deus e O salmodiava  em versos. A nós também é dada a chance de discernir por meio do Espírito Santo o que é de Deus e o que é dos homens. Não podemos ficar como os mestres da lei nos nossos achismos, sendo guiados pela nossa humanidade limitada e querendo tirar prova real das coisas espirituais, mas precisamos confiar na luz do Espírito Santo que nos esclarece e educa nas coisas de Deus.
- Você também percebe quando a sugestão vem dos homens ou vem do Espírito Santo? – Você escuta o Senhor com prazer? – Você se considera uma pessoa movida pelo Espírito Santo?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: