sexta-feira, 12 de junho de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE







12/06/2015 - 6ª. Feira – Sagrado Coração de Jesus

– Oséias 11,1.3-4.8-9 – “O amor de Deus é perfeito!”

Por meio do profeta Oséias nós apreendemos como se manifesta o Amor de Deus em todos os Seus filhos e filhas. Precisamos, pois,  nos colocar no contexto desta revelação para avaliarmos o grande amor de Deus por cada um de nós.  Ele nos atrai com laços de ternura e misericórdia e assim como uma mãe faz com uma criança, nos toma nos braços e cuida de nós, nos ampara, nos protege e, mesmo que este amor não seja correspondido Ele tem o coração cheio de zelo para conosco.  Por isso, o Seu amor é incondicional e, até muito mais do que uma mãe, Deus tem amor por cada um de nós não levando em conta as nossas transgressões. O Seu amor é perfeito e Ele não nos trata conforme a nossa culpa. Ele mesmo afirma: “Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem”. A justiça de Deus é a Sua misericórdia e com ela Ele alimenta a nossa alma pecadora. O Seu coração arde de compaixão por nós e se nos deixarmos abandonar nos Seus braços nós beberemos da fonte da Sua salvação. - Você sente a ternura de Deus por você?  – Você tem consciência do grande amor de Deus? – Você se sente atraído (a) por esse Amor? – Você tem acolhido a misericórdia do coração de Deus? – Você tem se abandonado nos braços de Deus ou você tem medo Dele? 


Salmo Isaías 12 – “Com alegria bebereis do manancial da salvação”

O manancial da salvação de que fala o trecho de Isaias, 12 é o rio de amor de Deus que vem a nós através do Coração do Seu Filho Jesus. Cheios desse amor nós podemos também dar louvores ao Senhor, invocar o seu santo nome e anunciar as Suas maravilhas em toda  a terra. Quando nós realmente experimentamos do manancial da salvação que Jesus veio nos dar nós não cessamos de proclamar os prodígios que acontecem na nossa vida, principalmente a alegria e a paz que reinam dentro de nós.

2ª. Leitura – Efésio 3,8-12.14-19 – “a insondável riqueza de Cristo”

Nesta carta aos Efésios São Paulo anuncia para nós a “insondável riqueza de Cristo”. Foi em Jesus Cristo que o Pai realizou  o seu desígnio eterno de nos salvar e nos dar conhecimento dos Seus mistérios. E é em Jesus que podemos livremente nos aproximar do trono da graça do amor de Deus com toda a confiança. Da mesma forma,  nós podemos dobrar os joelhos diante do Pai e receber o Seu Nome participando da Sua família na terra e também no céu. Pela Fé, Jesus Cristo habita no nosso coração e pelo poder do Espírito Santo nós somos robustecidos no nosso homem interior e enraizados no Amor do Pai.   
Somente assim teremos a capacidade de compreender toda a abrangência do amor de Cristo que extrapola ao nosso conhecimento humano. É dentro de nós mesmos (as) que Deus realiza a Sua obra de amor. Humanamente falando por mais que tentemos decifrar os enigmas do nosso homem interior nós não conseguimos. Portanto, só o Espírito Santo é quem nos motiva a mergulhar na dimensão do amor de Cristo e, como nos diz São Paulo, experimentar qual a largura, o comprimento, a altura e a profundidade desse grande mistério que acontece dentro do nosso coração. É crescendo no conhecimento desse Amor que chegaremos a receber toda a plenitude de Deus. – Você já compreende a “insondável riqueza de Cristo”? – Você tem se apossado dessa capacidade que o Espírito Santo nos concede? – Como você tem vivido o seu dia a dia: na fé em Jesus Cristo ou firmado (a) nas promessas humanas? – Você se sente enraizado (a) no amor de Cristo?


Evangelho – João 19, 31-37 – “Aquele que foi transpassado! ”

São João no seu Evangelho recorda para nós o momento em que Jesus teve o seu lado transpassado por uma lança, de onde saíram sangue e água. O sangue e a água que saíram pelo corte que a lança causou têm significado tremendo para as nossas vidas.  "O começo e o crescimento da Igreja são significados pelo sangue e pela água que saíram do lado aberto de Jesus crucificado." "Pois do lado de Cristo dormindo na Cruz é que nasceu o admirável sacramento de toda a Igreja." Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração traspassado de Cristo morto na Cruz. (Site da Comunidade Canção Nova)  Esta água e este sangue são símbolos do Batismo e da Eucaristia. Foi destes sacramentos que nasceu a santa Igreja, pelo banho da regeneração e pela renovação no Espírito Santo, isto é, pelo batismo e pela eucaristia que brotaram do lado de Cristo. Pois Cristo formou a Igreja de seu lado traspassado, assim como do lado de Adão foi formada Eva, sua esposa. O sangue da redenção, a água da salvação. O sangue é sinal de vida, a vida de Jesus que se entregou por nós; a água é sinal do Espírito Santo que recebemos no nosso Batismo. É a própria vida de Jesus que agora, como em uma nova criação se derrama sobre nós. O Batismo e a Eucaristia são sacramentos que nos fazem participar da vida de Jesus.  – Você crê que o sangue de Jesus tem poder para santificá-lo e purificar os seus pecados. – Você tem se apossado da nova vida que Jesus lhe concedeu ao derramar o Seu sangue na Cruz? – Você tem vivido na graça que recebeu no seu  Batismo, o Espírito Santo ou tem se esforçado, sozinho (a)? 

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: