Cidade do Vaticano (RV) – Francisco iniciou sua série de audiências desta sexta-feira (05/06) recebendo, no Vaticano, a presidente do Chile, Michelle Bachelet.
Entre os temas tratados, falou-se das boas relações bilaterais existentes, com os votos de que possam ser reforçadas ainda mais no âmbito dos instrumentos jurídicos previstos pelo Direito Internacional. Ainda na pauta, o Papa e Bachelet mencionaram assuntos de interesse comum, como a proteção da vida humana, a educação e a paz social. Neste contexto, reiterou-se o papel e a contribuição positiva das instituições católicas na sociedade chilena, especialmente na promoção humana, na formação e na assistência aos mais necessitados.
Por fim, falou-se da situação da América Latina, com referência especial a alguns desafios que interessam o continente.
O encontro durou cerca de 45 minutos, que se conclui com a tradicional troca de presentes. A presidente deu a Bergoglio um terço de prata e lápis-lazúli e um livro ilustrado sobre as igrejas chilenas, intitulado "Iglesias de la fin del mundo".
O Papa retribuiu com uma medalha de São Martinho, que cede o seu manto ao pobre. Sucessivamente, Bachelet foi recebida pelo Secretário de Estado vaticano, card. Pietro Parolin.
Em entrevista ao jornal da Arquidiocese de Santiago, antes da audiência, a presidente definiu Francisco como um líder espiritual muito importante, não somente para muitos de seus compatriotas, mas para esta época de mudança que o mundo vive.
“Seu olhar renovado sobre a justiça social e sobre o diálogo é uma contribuição para todos”, destacou Bachelet, acrescentando que será uma conversação “profunda”, já que Francisco conhece muito bem a realidade dos países da região.
No próximo domingo, na parte da tarde, o Papa receberá outros dois líderes latino-americanos: às 16h, o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, e às 17h, a presidente argentina, Cristina Kirchner.(BF)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário