sábado, 30 de maio de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


30/05/2015 – Sábado  VIII semana comum

– Eclesiástico 51, 17-27 – “viver com sabedoria”

Mesmo sem perceber nem transparecer, todos nós vivemos em busca da sabedoria. Buscar a sabedoria e com ela viver eternamente é o passo mais seguro para que tenhamos a alegria de seguir por um caminho reto, desde já. A sabedoria é o amor de Deus vivendo em nós, agindo através das nossas ações. A sabedoria é a manifestação Espírito Santo em nós, nos fazendo criaturas novas, nos ensinando a progredir na graça, nos levando a participar da natureza divina. A sabedoria é Jesus Cristo que vive em nós pela presença do Espírito Santo que continuamente nos transfigura de um grau de glória para outro, e por isso, vamo-nos tornando cada vez mais semelhantes a Ele. Quando pomos em prática a sabedoria não somos confundidos nem nos confundimos e progredimos segundo a vontade de Deus. A sabedoria nos leva, portanto, a nos arrepender e reconhecer quando precisamos mudar e a nossa alma aprende a ser valente e cuidadosa.      – Nas suas orações você tem pedido a sabedoria de Deus? – Você tem firme conhecimento do amor de Deus por você? – Você tem sabido viver com sabedoria? – O que você tem buscado na sua vida? – O que está faltando para  que você seja  mais feliz?

Salmo 18 – “Os ensinos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração.”

A lei do Senhor trás alegria ao coração de quem a cumpre. Ela é perfeita e foi gerada para nos dar uma vida digna de filhos e filhas de Deus Pai. O Senhor nos deu os mandamentos para nos conduzir por um caminho reto, isto é, sem percalços, sem indecisões. A lei do Senhor é luz para os nossos olhos que muitas vezes enxergam apenas trevas. Nós não sabemos, mas a nossa alma anseia por viver fielmente a lei de Deus. Viver os mandamentos da Lei de Deus é como viver na casa do Pai,  no Seu amparo e proteção.

Evangelho – Marcos 11, 27-33 – “compreender os mistérios de Deus e aceitá-Los”

No embate com os sumos sacerdotes e os mestres da lei, Jesus nunca usou de força nem de violência, usou sempre a sabedoria das ideias. Ele continuamente confundia àqueles que armavam ciladas contra Ele porque atuava com sabedoria e tinha conhecimento da falsidade daqueles que o inquiriam. Seria fácil para Jesus dar uma resposta correta, porém Ele sabia que por mais que esclarecesse as dúvidas, eles nunca iriam entendê-Lo, porque Ele falava das coisas que O Pai lhe revelara, coisas que os homens não entendem por si mesmo.  Quantas vezes nós também fazemos perguntas a Jesus e não recebemos as respostas? Quantas vezes nós também abrimos a Bíblia querendo um retorno para as nossas indagações? E sabe por que também isso acontece conosco? Porque nós também não entenderemos quando Jesus nos falar de coisas que não queremos aceitar porquanto já temos uma opinião formada. Porque não nos abrimos ao Espírito Santo para compreender os mistérios de Deus e aceitá-Los, porque a mentalidade do mundo ainda é muito poderosa nas nossas ações. Precisamos desistir das nossas próprias opiniões para que as respostas de Jesus ecoem dentro de nós de uma forma convincente. – Você tem dado abertura ao Espírito Santo para que Ele elucide as suas dúvidas? – Quais as perguntas que você tem feito a Jesus? – Ele tem respondido? – Você tem entendido o que Ele fala? – Você é daquelas pessoas que abrem a Palavra esperando logo uma resposta que lhe seja agradável? – Você acredita que Deus fala com você?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: