quinta-feira, 14 de maio de 2015

PROCISSÃO E MISSA CAMPAL ENCERRAM FESTEJOS EM HONRA A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA




Milhares de católicos homenagearam, ontem, Nossa Senhora de Fátima na Igreja que leva o nome da santa


Image-0-Artigo-1853080-1
O Santuário de Nossa Senhora de Fátima realizou, ontem, 12 missas. A última celebração aconteceu após a tradicional procissão, na parte exterior do templo, encerrando os festejos do dia 13 de maio
FOTO: BRUNO GOMES
Data importante para os católicos, principalmente devotos de Nossa Senhora de Fátima, o dia 13 de maio foi, mais uma vez, celebrado por uma multidão na capital cearense. O momento foi de emoção para os fiéis que participaram da procissão, com início às 18h, e para aqueles que esperavam ansiosamente a chegada da imagem da santa.
Os cânticos em homenagem à Nossa Senhora de Fátima puderam ser ouvidos ao longo da Avenida 13 de Maio, que foi tomada por mais de 50 mil fiéis na noite de ontem, segundo os organizadores. Ao fim da caminhada, a celebração eucarística foi iniciada por volta das 20h30 pelo pároco Francisco Ivan de Souza, um dos responsáveis por somar alegria à noite com a distribuição de bênçãos e palavras de salvação.
Sob fogos de artifícios, que anunciavam a chegada da santa, Cláudia Dione, 48, contou, emocionada, que é devota da santa e já conseguiu muitas graças. "A procissão é linda, maravilhosa. Trouxe minha filha de seis anos para celebrar comigo esse momento e agradecer tudo que já alcançamos", afirmou.
Agradecer um milagre alcançado também foi o que levou Francisca Rosália Santos, 50, a prestigiar o evento católico. Ao descobrir que estava com um nódulo no seio, a filha de Francisca prometeu à Nossa Senhora de Fátima que, se a mãe fosse curada, Francisca acompanharia as missas todos os dias 13. "Não me incomodei que ela tenha feito a promessa por mim. Eu venho todo dia 13 para as missas aqui. A santa já operou um milagre em mim e, se Deus quiser, vai operar muitos outros. Fui fazer o exame e deu tudo normal, não apareceu mais nada", disse.
Ao longo do dia, cerca de 150 mil pessoas passam pelo Santuário de Fátima e tiveram a oportunidade de assistir a uma das 12 missas realizadas de hora em hora. As 11 primeiras celebrações aconteceram no interior da igreja, que a cada dia 13 se torna pequena para abrigar tantos fiéis. Já 12ª missa foi realizada na parte exterior do santuário e acompanhada por religiosos que se espalharam nas ruas entorno do local.
Trânsito
Durante a missa campal, os dois sentidos da Avenida 13 de Maio foram interditados pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). As vias do entorno tiveram congestionamentos. Quarenta agentes fizeram parte de um esquema especial a fim de controlar o tráfego e acompanhar a procissão, que teve como ponto de partida a Igreja do Carmo, no Centro, e passou pelas ruas Major Facundo, Meton de Alencar e Barão de Aratanha.
A estudante Lara, 25, moradora do Bairro de Fátima desde criança, conta que, ainda na infância, criou o hábito de ir às missas nos dias 13. "Quando a gente não vem, é muito estranho. Mesmo quando viajamos, procuramos celebrar o dia de alguma forma", afirma. A jovem ainda se diz feliz em ver que o público de menor faixa etária está sendo atingido positivamente pelo cristianismo.
Durante a celebração, padre Ivan falou sobre a força da santa e como ela conseguia mobilizar milhares de cristãos. "Temos que ir com todo o gosto e com todo o fôlego para festejar", diz.
Hoje, conforme os organizadores do evento, a limpeza na parte externa e interna do local deve acontecer durante todo o dia. A organização afirma que é responsável apenas pela limpeza apenas no interior da Igreja, ficando para a Prefeitura a retirada de, aproximadamente, sete toneladas de lixo acumulados no entorno do local.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: