“O Povo da rua nas fronteiras da cidade” é o tema escolhido para a II Assembleia Nacional da Pastoral do Povo da Rua (PPR). O encontro começa hoje, 15, e prosseguirá até 17 de maio, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP). O lema do evento remete à procura do local para o nascimento de Jesus, quando “não havia lugar para eles” (cf. Lucas 2, 7).
As discussões desta II Assembleia estarão voltadas à questão da moradia. Neste primeiro dia do encontro será lançada uma campanha nacional sobre habitação para a população em situação de rua.
O evento deverá reunir cerca de 80 pessoas, entre agentes da pastoral, lideranças da população de rua e de catadores, além de parceiros no trabalho da PPR.
Perfil
A PPR é vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e iniciou sua atuação no final da década de 1980, sendo instituída em 2001. O trabalho é realizado junto às pessoas em situação de rua e catadores de material reciclável.
O contexto social de preconceito, violência e negação de direitos em que vive a população da rua – moradores e catadores – é o ambiente em que a PPR busca ser “presença de anúncio e denúncia”, com a luta pelos direitos efetivada por meio da articulação de parcerias e na promoção de fóruns, debates e seminários para elaboração de políticas públicas.
Nos últimos anos a Pastoral buscou ampliar sua atuação, difundindo sua mística que aposta no protagonismo e na organização do povo da rua, de modo a alcançar a promoção social como enfrentamento à situação de violações e abandono historicamente sofrido.
A primeira Assembleia Nacional da PPR aconteceu em 2012 e foi um momento importante para a articulação de equipes locais, vivência da mística, intercâmbio de experiência e para o fortalecimento da metodologia.
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário