sexta-feira, 29 de maio de 2015

PAPA FRANCISCO: RENOVAR O ANÚNCIO DO EVANGELHO COM SABEDORIA PASTORAL



Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco recebeu na manhã desta sexta-feira (29/05), no Vaticano, os participantes da Plenária do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização.
Em seu discurso, o Pontífice falou sobre o tema da Plenária, isto é, a relação entre evangelização e catequese. Para Francisco, é preciso ler os sinais dos tempos para anunciar da melhor maneira possível a mensagem de Cristo. A missão é sempre idêntica, ressaltou, mas a linguagem com a qual anunciar o Evangelho requer renovação, com sabedoria pastoral.
“Isto é o que os homens esperam hoje da Igreja: que saiba caminhar com eles oferecendo a companhia do testemunho da fé, que nos torna solidários com todos, em especial com os mais sós e marginalizados. Quantos pobres aguardam o Evangelho que liberta! Quantos homens e mulheres, nas periferias existenciais geradas pela sociedade consumista, aguardam a nossa proximidade e a nossa solidariedade! O Evangelho é o anúncio do amor de Deus que, em Jesus Cristo, nos chama a participar da sua vida. A nova evangelização, portanto, é isto: conscientizar-se do amor misericordioso do Pai para que nos tornemos, também nós, instrumentos de salvação para os nossos irmãos.
Neste contexto, destacou Francisco, a catequese é fundamental. E a pergunta sobre como estamos educando à fé não é retórica, mas essencial. A resposta requer coragem, criatividade e decisão para empreender caminhos às vezes ainda inexplorados.
“A catequese, como componente do processo de evangelização, precisa ir além da simples esfera escolar, para educar os fiéis, desde crianças, a encontrar Cristo, vivo e operante na sua Igreja. O desafio da nova evangelização e da catequese, portanto, se joga justamente neste aspecto fundamental: como encontrar Cristo, qual é o local mais coerente para encontrá-lo e segui-lo.”
O Papa concluiu o seu discurso garantindo a sua solidariedade e o seu apoio nesta tarefa “tão urgente para as comunidades”, confiando os membros do Pontifício Conselho a Nossa Senhora da Misericórdia.
(BF)
(from Vatican Radio)

Nenhum comentário: