Cidade do Vaticano (RV) - A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou, nesta sexta-feira (08/05), o quirógrafo com o qual o Papa Francisco instituiu oficialmente, em 22 de março do ano passado, a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores.
Junto com o documento pontifício foi publicado também o Estatuto da comissão.
“Fatos dolorosos levaram a Igreja a fazer um profundo exame de consciência e junto com o pedido de perdão às vítimas e à sociedade pelo mal causado levaram a promover com firmeza iniciativas de vários gêneros com o objetivo de reparar o dano, fazer justiça e prevenir, com todos os meios possíveis, a repetição de episódios semelhantes no futuro”, ressalta Francisco no quirógrafo.
Os estatutos da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, presidida pelo Cardeal Sean O’Malley, vão ser implementados a título experimental nos próximos três anos.
“É preciso fazer tudo o que for possível para garantir que crimes como os que aconteceram não mais se repitam na Igreja. Aos meus colaboradores peço que me ajudem a responder às exigências dos menores”, escreve o Santo Padre.
Sublinhando o fato de que assim ele decidiu continuar a obra de seus predecessores, o Papa Francisco ressalta que “o objetivo da comissão é o de promover, junto com a Congregação para a Doutrina da Fé, a responsabilidade das Igrejas particulares na proteção de todos os menores e dos adultos vulneráveis”.
“A tutela efetiva dos menores (Minorum tutela actuosa) e o compromisso em assegurar o seu desenvolvimento humano e espiritual de acordo com a dignidade da pessoa humana fazem parte integrante da mensagem do Evangelho que a Igreja e todos os seus membros são chamados a difundir no mundo”, destaca ainda o Papa.
Com a publicação do Estatuto, a comissão entra em seu pleno funcionamento. (MJ)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário