domingo, 3 de maio de 2015

MOYSÉS AZEVEDO: "CORAÇÃO DO EVANGELHO É NOSSO ENCONTRO PESSOAL COM DEUS"



DSC0046O tema central do Fórum Shalom 2015 foi abordado na manhã de domingo (3) na pregação de Moysés Azevedo, fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom. Tendo como base a exortação apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, Moysés falou sobre a alegria do Evangelho e como ter a verdadeira paz que brota do coração de Cristo.
Entre os vários ensinamentos da pregação, trazer a Evangelii Gaudium no coração foi uma das mais marcantes, já que ela traz uma exigência ao coração, segundo o fundador da Comunidade. “Nós precisamos olhar para Jesus, Ele que é a alegria do Evangelho e é este Evangelho que se comunica por contágio”, afirma.
Voltando aos tempos de Jesus, Moysés fala que o filho de Maria e José encantava todos aqueles que o ouviam, e que os cristãos, que experimentaram do amor de Deus, podem contagiar os outros, o mundo. Mas como deixar-se ser contagiado ainda mais por Jesus? Através do sopro do seu espírito, do seu Ruah.
“Nós que trazemos o Shalom do Pai, que tivemos uma experiência com Deus, nós podemos levar, expandir, multiplicar, espalhar a alegria do Evangelho para todos. Todos!”, ressalta Moysés. Contudo a primeira palavra e a iniciativa verdadeira vem de Deus, só assim pode-se tornar com dEle e para Ele: evangelizadores. Não são somente nossas palavras que comunicam o Cristo Ressuscitado, mas também um coração apaixonado, um coração autêntico. A primazia da graça, da oração, do agir de Deus em nós.
“A Evangelii Gaudium é um grito do espírito para nossa conversão, para manifestarmos a glória do pai nas nossas vidas”, disse o pregador durante sua palestra. Não devemos ter medo de nada, nem do pecado, nem da morte e nem das tribulações como dizia São Paulo, porque nós temos um consolador, o próprio filho de Deus: Jesus. Descontraindo um pouco Moysés fala: “por mais que as pernas bombeiem, o coração deve ser forte”.
Outro ensinamento deixado por Moysés, na pregação, foi que através da oração nós somos convidados a entrar nas chagas de Jesus e assim nós tornamos intercessores. “Precisamos rezar por todos para estes que não desanimem de sentir a alegria do evangelho”, disse. De acordo com o fundador da Comunidade Shalom, devemos interceder pela comunidade, pela igreja e pela humanidade, mas não só com nossa oração, mas com a nossa vida ofertada.
Na sua pregação Moysés cita o que diz Papa Francisco: “Não tenham vergonha do evangelho”. Não ter medo, acreditar e ter coragem são uma das formas de corresponder à Envangelii Gaudium. “O evangelho é capaz de penetrar onde nada e nem ninguém por pode chegar”, lembra. De fato, o evangelho tem uma força maior que qualquer ideologia, que qualquer pensamento.
Ir além na evangelização
“Nós evangelizamos por amor a Cristo e por aqueles que evangelizamos”, disse Moysés. É dessa forma que o coração do homem encontra sua paz. A parresia tem três pontos para serem seguidos: não ter complexo de inferioridade, ter um coração de pescador e de pastor e ter humildade.
Na pregação ficou claro que o coração da Evangelii Gaudium é a misericórdia. “Deus perdoa tudo, Deus faz festa e alegria e Deus esquece, quando procuramos o seu amor”, afirma Moysés Azevedo. Só podemos responder a Evangelii Gaudium quando tocamos nos flagelos da humanidade. “Nós não vivemos para consolar a nós mesmos, mas para consolar os que choram. Só assim seremos felizes. Só teremos a verdadeira paz quando nos unimos às chagas de Cristo”, finaliza o fundador da Comunidade Shalom na sua pregação sobre a alegria do evangelho..
Fonte: Site da Comunidade Católica Shalom

Mateus Ferreira

Nenhum comentário: