quarta-feira, 13 de maio de 2015

FESTEJO DEVE ATRAIR 150 MIL FIÉIS CATÓLICOS



Ponto alto da programação em homenagem à Nossa Senhora de Fátima é a procissão de 18 horas


Image-0-Artigo-1852124-1
No fim da tarde, os ambulantes realizavam os últimos ajustes nas barracas para atender o grande público esperado para o dia
FOTO: JL ROSA
O dia 13 de maio remete à primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima no ano de 1917 e, por isso, a Igreja Católica tem a data como grande importância para os fiéis. Em celebração a esse momento na capital cearense, a programação no Santuário de Fátima, na Avenida 13 de Maio, começa às 5h, com um total de 11 missas ao longo do dia e a tradicional procissão no início da noite. A expectativa de público é de 150 mil pessoas.
Para facilitar o acesso das pessoas, a Autarquia Municipal de Trânsitos e Cidadania (AMC) montou esquema especial, com a proibição de estacionamento nas ruas Major Facundo, Meton de Alencar e Barão de Aratanha a partir das 16h. Está previsto também o bloqueio do cruzamento das vias Major Facundo e Duque de Caxias. Ao todo, 40 agentes acompanharão a procissão dos fiéis, que tem início às 18h, saindo da Igreja do Carmo e passando pelas ruas Major Facundo, Meton de Alencar, Barão de Aratanha e 13 de Maio em direção à Igreja de Fátima.
Durante a missa campal, após a procissão, os dois sentidos da Avenida 13 de maio ficarão interditados entre a Rua Jaime Benévolo e o viaduto da Avenida Pontes Vieira. A orientação é para que os motoristas realizem os desvios pela Avenida Luciano Carneiro e Rua Mário Mamede, no sentido Bairro de Fátima-Aldeota, e pela alça do viaduto da Avenida Aguanambi e Avenida Eduardo Girão, para os que estiverem no sentido Aldeota-Bairro de Fátima. Haverá, ainda, o desvio de 17 linhas de ônibus que passam pelo local no entorno do Santuário de Fátima, entre 17h e 22h.
Celebrações
Durante a programação do dia, 12 padres estarão realizando confissões dos fiéis. A primeira missa do dia, realizada às 5h, será transmitida ao vivo pela TV Diário. No pátio da Igreja, ocorrerá a terceira edição da exposição "Fátima no Mundo", com cerca de 50 banners trazendo a presença de Nossa Senhora de Fátima dos cinco continentes. Segundo o pároco do Santuário, padre Ivan de Sousa, o objetivo é mostrar às pessoas que a devoção não acontece somente em Portugal ou Fortaleza, mas em diversos lugares do mundo. "Ela traz a presença de Fátima da Oceania, do continente Latino Americano, do continente Europeu, do Asiático", acrescenta. De acordo com informações do padre Ivan, durante a missa de encerramento dos festejos, que está prevista para se iniciar depois das 20h, ocorrerá a coroação de Nossa Senhora de Fátima.
A movimentação em torno da Igreja começou ainda cedo e, no fim da tarde, diversos ambulantes realizavam os últimos ajustes nas barracas para atender o grande público esperado do dia. "A gente chega às 4h30 e ficamos até o final", comenta a comerciante Clara Pinto, 49.
O vendedor Robério Lima, 49, aproveita a data há cerca de 15 anos, mas afirma que o movimento nos dias de hoje é menor em busca dos produtos. Ainda assim, ele diz que os mais procurados são as imagens de Nossa Senhora de Fátima e em segundo lugar os terços. "A cada fim de missa, aumenta o público", diz.
Renato Bezerra
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: