A operação de trânsito, com 80 agentes, deve se iniciar às 5h do dia 13 de maio; já a procissão está marcada para 18 horas
Na próxima quarta-feira, 13 de maio, a Igreja Católica o homenageia uma de suas mais conhecidas padroeiras, Nossa Senhora de Fátima. Na data, paróquias espalhadas por toda a Capital organizam programações especiais para comemorar os feitos da santa. A principal celebração ocorre na Igreja de Fátima, que, neste ano, realizará missas ao longo de todo o dia e a tradicional procissão pela noite, partindo da Igreja do Carmo, no Centro da cidade. A expectativa da Arquidiocese de Fortaleza é reunir cerca de 180 mil pessoas durante a festa.
Para garantir o acesso dos fiéis ao santuário, onde haverá 11 cerimônias, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) preparou uma operação com 80 agentes, com início às 5h da quarta-feira, horário em que começa a primeira missa do dia.
Segundo Disraelli Brasil, gerente de operações da AMC, 40 agentes ficarão responsáveis pelas ações no entorno do santuário. Destes, 20 atuarão em motocicletas e 10 em viaturas. Os outros 40 profissionais farão o acompanhamento da caminhada dos fiéis, que sairão da Igreja do Carmo às 18h e devem chegar à Igreja de Fátima por volta de 20h para o encerramento da homenagem em missa campal.
Conforme o gerente, para viabilizar a procissão, haverá bloqueios de trânsito em partes do percurso. "A procissão sai da Igreja do Carmo, entra na Meton de Alencar e depois segue pela Barão de Aratanha até a Avenida Treze de Maio. À medida que o público for passando, as ruas transversais ao trajeto vão ser bloqueadas", explica Brasil.
Desvios
O gestor sugere opções de desvios: os condutores que costumam circular pela área fazendo o deslocamentos nos sentidos Leste/Oeste ou Oeste/Leste devem recorrer às avenidas Duque de Caxias e Eduardo Girão. Já aqueles que se locomovem no sentido Norte/Sul (indo da Aldeota para o Centro), devem utilizar a Avenida Aguanambi. Por fim, os motoristas que passam pela Treze de Maio no sentido Aldeota devem optar pela R. Mário Mamede, paralela à avenida. Os ônibus também devem fazer os mesmos desvios, mas só no horário da procissão.
Segundo Padre Ivan de Sousa, titular da Paróquia, no dia 13, além das missas e da procissão, será realiza uma exposição sobre Fátima ao redor do mundo, com imagens da santa em templos de cinco continentes.
Vanessa Madeira
Repórter
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário