segunda-feira, 13 de abril de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE




Reflexão Pessoal – Atos 4, 23-31 – “ Este lugar vai tremer pelo poder do Espírito Santo”

As primeiras barreiras e perseguições não fizeram com que os apóstolos desistissem do anúncio da Boa Nova. Assim sendo, depois que foram soltos da prisão, Pedro e João se reuniram com os outros discípulos e os colocaram a par das ameaças que os sumos sacerdotes e os anciãos lhes fizeram. Ao invés de se amedrontarem, no entanto, a comunidade reunida elevou a voz a Deus e com mais força oraram pedindo uma porção redobrada do Espírito Santo. Pediram para que pudessem anunciar corajosamente a Palavra de Deus e ainda ousaram interrogar ao Senhor: “Por que se enfurecem as nações, e os povos imaginaram coisas vãs?” “Os reis da terra se insurgem e os príncipes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu Messias!” Corajosamente eles cobraram de Deus uma atitude firme para que pudessem realizar curas, sinais e prodígios, em nome de Jesus. E foram atendidos na sua oração: “o lugar onde estava tremeu e eles ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus!” E nós? Quantas vezes pensamos em desistir da nossa missão por causa das barreiras? Por qualquer coisa achamos que não podemos mais continuar a nossa missão e nos esquecemos de que o “Senhor que criou o céu, a terra, o mar, e tudo que nele existe”, pode também, por meio do Espírito Santo, nos dar a força de que precisamos para vencer todas as nossas dificuldades. Na vida de cada um de nós há questões que precisam ser solucionadas, portanto não podemos perder tempo. Não podemos mais ter pensamento de desalento, mas sim, seguindo o exemplo dos apóstolos nos reunir e orar até que o lugar onde estejamos comece a tremer. O Senhor com certeza, espera pela nossa iniciativa e está pronto para nos atender. - Experimente fazer hoje esta oração que os discípulos fizeram. Peça ao Senhor que estenda a Sua mão sobre você e que realize prodígios e milagres na sua vida! – Não perca tempo!

Salmo 2 – “Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor!”

Ser feliz é o grande desejo do nosso coração e a esperança é a nossa grande motivação para que prossigamos buscando a felicidade. Mesmo que não entendamos muito bem o porquê das coisas que acontecem de um modo ou de outro, nós esperamos no Senhor e é essa a nossa arma. Somos Seu povo e Sua herança, por isso Ele nos sustentará.

Evangelho - João 3, 1-8 - “para nascer no Espírito”

Nascer do alto é assumir uma vida nova, direcionada por Deus. É deixar-se conduzir por uma nova mentalidade, nova maneira de agir, de pensar e de procurar a santidade. A nossa carne pensa, julga, faz cálculos, procura os seus interesses, questiona, duvida e por isso, quem vive na carne nunca conseguirá nascer do alto. Pelo contrário, aquele que se abandona e deixa-se conduzir pelo Espírito de Deus, nasce da água e do Espírito e assim, pode entrar no Reino de Deus. Esta é a diferença! Assim como a pluma se deixa levar pelo vento sem questionar, também nós seremos conduzidos se nos deixarmos levar pelo vento do Espírito Santo sem pedir explicações. Não questionar, não fazer cálculos, mas simplesmente entregar-se! Isto é nascer do Espírito! Não existem explicações para as obras de Deus. Quem as quiser “entende-las” irá ficar na ignorância a vida toda e perderá a melhor parte. - Você já nasceu da água e do Espírito ou a carne ainda comanda a sua vida?- Você é uma pessoa racional ou já parou de fazer cálculos para compreender os mistérios da sua vida? – Você é como uma pluma ou como um monte?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: