Mais de cinco mil fiéis acompanharam a missa solene e procissão, que fecham a programação da Semana Santa
Milhares de fiéis reuniram-se na Catedral de Fortaleza para celebrar a ressurreição de Cristo. A missa solene, seguida da procissão, encerrou a programação da Igreja Católica da Semana Santa. Porém, esse está longe de ser o fim. Ao contrário, é o início de tudo. Conforme palavras de dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, este é o domingo dos domingos, é o que dá sentido a todos os outros. A partir dele que a fé é renovada a cada domingo.
"Este domingo de Páscoa não representa o recomeço, ele é realmente o recomeço. E nós o revivemos a cada ano para nos ligar à realidade que aconteceu no dia da Páscoa, no dia da ressurreição de Jesus. A gente tem convicção de que a liturgia da Igreja, a própria vida da Igreja, não é um simbolismo, não é apenas uma memória social, é mais do que isso. É entrar na realidade, participar da realidade, da presença de Jesus ressuscitado, que continua na história da humanidade. Ele está conosco", pontuou o arcebispo de Fortaleza.
Esse sentimento foi representado, como ele lembrou, em uma cena do filme de Jesus de Nazaré, quando um escriba encontra o sepúlcro vazio e diz: "esse é o início de tudo". "De fato foi ali mesmo. Toda a fé cristã começou ali", completou.
Testemunho
Um pouco antes do início da missa, sentadas à frente do altar, estavam três amigas e companheiras na fé. "É presença real, garantida", comentou Meire Araújo, 53. Ela, juntamente com as amigas Maria Aldeni Carvalho, 75; e Maria Genileuda de Aquino, 45, estavam ansiosas pelo começo da celebração. Elas também estiveram presentes na Vigília Pascal, realizada no sábado.
"Houve momentos muito fortes de emoção, em especial quando dom José anunciou o aleluia. Aí foi marcante demais. A gente 'deitou' na ressurreição do Senhor. Um momento como aquele é único na vida do verdadeiro católico. Houve vários momentos ainda, como o batismo", destacou Meire.
Na ocasião da Solene Vigília, além da renovação do batismo dos presentes, foi feito batismo, primeira eucaristia e crisma de três adultos. Entre eles, estava a estudante Márcia Carlene dos Santos da Silva, 21. Por morar no Interior, esses momentos foram adiados de sua vida. Diante de uma multidão, ela estava ansiosa, mas acima de tudo, feliz. "Foi um processo maravilhoso", ressaltou. Toda a sua preparação levou um ano.
Segundo domingo
Para dar prosseguimento à celebração da Ressurreição, no dia 12 de abril, no segundo domingo de Páscoa, será a festa da Divina Misericórdia. No Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), o momento será conduzido pelo Padre Antonio Furtado, a partir das 17h. Depois haverá show da banda Missionário Shalom e de Aline Brasil.
Camila Marcelo
Repórter
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário