sábado, 4 de abril de 2015

NA CATEDRAL:A CERIMÔNIA DA PAIXÃO DO SENHOR REÚNE MILHARES DE FIÉIS



Celebração lembra o sofrimento e a morte de Jesus Cristo; hoje, haverá missas e a Vigília Pascoal


Image-0-Artigo-1828517-1
Fiéis se emocionaram durante a celebração, que promoveu meditação sobre a trajetória de Jesus até o momento da crucificação
FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
Cerca de 4 mil fiéis lotaram a Catedral Metropolitana de Fortaleza na tarde de ontem, durante a celebração da Paixão e Morte do Senhor. Famílias inteiras compareceram ao ritual, incluindo crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Antes da cerimônia começar, todos os assentos da igreja já haviam sido ocupados, o que deixou centenas de pessoas em pé e sentadas sobre o chão. Também houve quem levasse de casa a própria cadeira. No semblante dos participantes, era visível o aspecto de contrição.
Embora tenha iniciado pontualmente às 15h, ainda havia vários fiéis chegando à celebração por volta de 16h. Muitos vinham de longe, como a aposentada Lúcia Gonçalves, que mora na Barra do Ceará. "É importante para lembrar o que Jesus passou e o quanto sofreu por nós", ressalta, lembrando que desde criança comparece ao ritual realizado na Sexta-Feira da Paixão.
Na visão da missionária Rosimere Lengruber, da Comunidade Católica Shalom, o momento foi de renovação das energias, diante do exemplo deixado por Cristo. "Jesus se entrega e morre numa cruz por nós. Pela certeza de que no domingo ele irá ressuscitar, nosso coração se enche de esperança", revela.
Conforme o padre Clairton Alexandrino de Oliveira, pároco da Catedral de Fortaleza, o dia de ontem foi voltado para a meditação acerca da trajetória percorrida por Jesus até o momento da crucificação. "Expressamos a nossa gratidão a Deus por ter dado a nós o seu único filho para nos salvar. Esse é o sentido da celebração desta Sexta-Feira Santa", explica o padre. Diante da perspectiva de chuva ao longo da tarde, a procissão marcada para acontecer na sequência da cerimônia teve o trajeto reprogramado, sendo realizada dentro da própria igreja, de maneira simbólica.
O cortejo, conduzido por seminaristas, padres e o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio, seguiu com as imagens de Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores pela parte interna do templo, em direção à capela do Santíssimo, que fica incorporada à Catedral. O local abriga, desde ontem, as duas imagens, e está aberto à visitação dos fiéis durante todo o dia de hoje.
Sábado de Aleluia
A programação da igreja para Semana Santa tem seguimento neste sábado, com a Missa das Horas, a partir das 9h. À noite, ocorre a "mãe de todas as vigílias", nas palavras do padre Clairton Oliveira, com a Vigília Pascal, marcada para as 20h.
Amanhã serão realizadas três missas na Catedral, com início às 10h, 12h e 18h30. Esta última, denominada Missa Solene da Ressurreição, será presidida por dom José Antonio, sendo seguida pela procissão do Senhor Ressuscitado.
"Será a comemoração da vitória de Cristo sobre o pecado, o mal e a morte. Faremos a procissão proclamando que aquele que esteve morto agora reina vivo e glorioso", finaliza o pároco da Catedral.
Bruno Mota
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: