segunda-feira, 20 de abril de 2015

BISPOS DISCUTEM TEMA DO PRÓXIMO SÍNODO DOS BISPOS SOBRE A FAMÍLIA



Na sessão desta tarde, os bispos reunidos na 53 Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participaram de trabalho de grupo para recolher novas contribuições para o tema do Sínodo sobre a Família. Deste encontro, espera-se de encaminhar avaliações sobre a realidade das famílias no Brasil e contribuições a serem encaminhadas paras os membros do Sínodo. Na reunião, feita por regionais da CNBB, sairam também nomes como sugestão para a eleição dos delegados para o Sínodo de outubro, em Roma.
A 14ª Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos será realizada de 4 a 25 de outubro de 2015, com o tema “A vocação e a missão da família na Igreja, no mundo contemporâneo”. O Sínodo Extraordinário, que aconteceu o ano passado sobre tema semelhante, sintetizou em duas semanas de debate, contando com intervenções em sessões gerais e discussões em grupos linguísticos a relação entre doutrina e misericórdia. Um documento final do Sínodo de 2014 foi votado ponto a ponto, em cada um dos seus 62 números, que reuniu 470 propostas dos chamados ‘círculos menores’. Os 'lineamenta', ou seja, os postulados gerais, perguntam aos católicos se "a descrição da realidade da família", apresentada no relatório feito para o Sínodo, corresponde ao que se encontra na Igreja e na sociedade de hoje.
O documento foi enviado às Conferências Episcopais, aos responsáveis dos Institutos Religiosos e aos organismos da Cúria Romana, para uma nova coleta de contribuições. Esse é o trabalho que a CNBB faz neste momento. Os resultados desta consulta devem ser enviados à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos para que possam ser incluídos na preparação do instrumento de trabalho, que será publicado antes do mês de julho.
 Fonte: CNBB

Nenhum comentário: