quarta-feira, 4 de março de 2015

PAPA FRANCISCO VISITARÁ PARÓQUIA ROMANA, ONDE PAULO VI CELEBROU A PRIMEIRA MISSA EM ITALIANO



Roma (RV) – O Santo Padre irá fazer uma visita, no próximo sábado à tarde (7), à paróquia romana de Ognissanti (Todos os Santos), para presidir a uma Santa Missa, onde, há 50 anos, o então papa Paulo VI havia celebrado a primeira Missa em italiano, dando início, assim, à atuação da reforma litúrgica.
É o que comunica a sala de imprensa e de comunicações do Vicariato de Roma, acrescentando que o Papa Francisco vai utilizar, durante a celebração, o mesmo cálice de óstias, a mesma estante para o missal, os mesmos candelabros, que o beato papa Paulo VI usou em 1965; serão lidas até as mesmas intenções da Oração dos Fiéis daquele tempo.
A Santa Missa terá início às 18 hs, hora local. Antes, porém, após uma breve visita à igreja, Francisco receberá as boas-vindas do Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Papa para a Diocese de Roma, do Cardeal Walter Kasper, titular da igreja de Todos os Santos, do Padre Flávio Peloso, Superior Geral da Congregação dos Orionitas e do pároco Francesco Mazzitelli.
A visita do Santo Padre coinciderá com a celebração dos 75 anos da morte de São Luís Orione, ao qual a paróquia foi confiada, em 1908, por São Pio X. Na época, aquela comunidade paroquial romana passava por grandes necessidades materiais e espirituais.
Hoje, a paróquia de Todos os Santos surge em um território de 16 mil habitantes. Embora a pobreza de hoje não seja a mesma daquele tempo, as obras de caridade do Orionitas continuam dando pão e teto a quem precisa, através de um centro de acolhida e assistência aos mais necessitados. Todas as sextas-feiras, os voluntários do Movimento orionita levam um prato de comida a mais de 200 sem-teto, que vivem em torno da estação ferroviária local.
Desta forma, a Comunidade orionita coloca em prática o que seu fundador, Dom Orione, sempre dizia: “A caridade dá credibilidade ao Evangelho”! (MT)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: