segunda-feira, 9 de março de 2015

NOVO CAMERLENGO PRESTA JURAMENTO


Cidade do Vaticano (RV) - O presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, jurou como Camerlengo na manhã desta segunda-feira (09/03), no Vaticano. O purpurado foi nomeado em 20 de dezembro passado. O Papa presidiu a breve liturgia prevista para a ocasião sem, contudo, se pronunciar.
O camerlengo é o cardeal que preside a Câmara Apostólica e desempenha a função de cuidar e administrar os bens e os direitos temporais da Santa Sé. No período de Sé Vacante, ele está entre aqueles que não perdem suas funções e continuam desempenhando as tarefas ordinárias, submetendo ao Colégio Cardinalício o que deveria ser referido ao Sumo Pontífice.
Funções Ordinárias
Segundo a Constituição "Universi Dominici Gregis", o camerlengo comunica a morte do pontífice ao cardeal vigário de Roma, que dá a notícia ao povo romano, e ao cardeal arcipreste da Basílica Vaticana, sigila o escritório e o quarto do Papa, toma posse da Residência Apostólica Vaticana, da residência papal de Castel Gandolfo e de São João de Latrão; estabelece junto com alguns cardeais o que concerne a sepultura do pontífice; decide o dia em que se iniciam as Congregações Gerais para a preparação da eleição do Papa, vigia com diligência, junto com os três cardeais assistentes pro tempore, para que não seja violado o segredo do que acontece na Capela Sistina, recebendo dos cardeais eleitores os escritos relativos aos êxitos de cada escrutínio, dentre outras funções. (MJ)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: