domingo, 1 de março de 2015

ESPETÁCULO DE FÉ: ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO TERÁ PARTICIPAÇÃO DE ATORES DE JUAZEIRO


Processo de seleção reuniu 60 artistas locais para contracenar com atores consagrados nacionalmente

Image-0-Artigo-1806069-1
O elenco do Cariri terá participação de relevância na apresentação teatral
FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS
Image-1-Artigo-1806069-1
O Centro Multifuncional de Serviços do Cariri, onde acontecerão as apresentações, recebeu visita de técnicos de iluminação e direção artística
Juazeiro do Norte. Grande parte dos atores do Cariri que participará das encenações do espetáculo da Paixão de Cristo de Juazeiro do Norte, junto com artistas consagrados nacionalmente, passaram por uma seleção criteriosa, nesta semana, por meio de teste realizado pelo diretor artístico, Sílvio Guindane. A seleção foi realizada no Centro Multifuncional de Serviços do Cariri, onde acontecerão as apresentações, nos dias 3, 4 e 5 de abril.
O diretor Sílvio Guindane destacou a importância da participação do elenco do Cariri, num momento de troca de experiência para os artistas, além de terem a oportunidade de também contracenar com atores do eixo Rio/São Paulo, a exemplo de Eriberto Leão, que fará o papel de Jesus Cristo.
Mais de 60 artistas do Cariri realizaram o pré-teste encaminhado para avaliação inicial do diretor artístico. No teste, estiveram presentes cerca de 30 atores e atrizes que foram avaliados mediante leitura e interpretação de personagens bíblicos dos últimos momentos de Jesus Cristo na Terra. Guindane fez uma análise criteriosa desses profissionais do teatro, e, no fim do dia, após realizar os testes, fez a escolha dos artistas junto à produção. Sendo que, basicamente todos os profissionais inscritos serão inseridos no trabalho, para atuarem como figurantes.
Serão cerca de 100 atores nas cenas mais conhecidas da história da humanidade. Em Juazeiro, pela primeira vez apresentada em uma grande produção, num espaço de semi-arena, para um público de 10 mil pessoas diariamente, no Centro Multifuncional, vizinho ao complexo do Centro de Apoio aos Romeiros, no Mercado dos Romeiros.
Escolha
O ator Flávio Rocha, da cidade do Crato, selecionado para encenar o papel de Herodes, destacou a sua alegria ao participar da superprodução. Ele ressaltou o grande projeto e disse que ficou surpreso pela sua escolha para representar o personagem. Para o ator é uma honra poder trabalhar ao lado do diretor renomado, Sílvio Guindane, além do grande elenco de profissionais que estarão em cena, no maior espetáculo a céu aberto da Paixão de Cristo já encenada no Ceará. "É, com certeza, um dos trabalhos de maior importância da minha carreira", diz Flávio Rocha. No fim dos testes, Sílvio Guindane fez a leitura de um texto do dramaturgo Plínio Marcos, para os atores, num momento de confraternização, marcando também o início dos trabalhos artísticos.
A produção executiva e direção artística do maior espetáculo a céu aberto do Estado do Ceará, a Paixão de Cristo de Juazeiro do Norte, esteve reunida com o prefeito do município, Raimundo Macedo, para tratar de detalhes relacionados à infraestrutura do evento na Cidade. A superprodução, que prevê um público total de 30 mil pessoas, será encenada no Cento Multifuncional de Serviços do Cariri, de 3 a 5 de abril, na terra do Padre Cícero.
O ator e diretor esteve no último fim de semana na Cidade, quando fez visita técnica ao espaço onde será realizado o evento, no Centro Multifuncional de Serviços do Cariri, juntamente com a direção de cenografia e iluminação. No espaço, eles analisaram, sob diversos ângulos e aspectos, como será realizada a montagem do cenário e a iluminação tecnicamente adequada para cada estação a ser encenada no palco do Centro Multifuncional, pela primeira vez.
Detalhes relacionados à segurança e atendimento à saúde, com a disponibilidade de ambulâncias, foram garantidos, de antemão, pelo gestor. O prefeito ainda destacou que dará apoio à Paixão de Cristo, que considera um evento da maior importância para o contexto de uma cidade que já possui uma vivência na fé, por ser um centro de romarias. (E.S.)
FIQUE POR DENTRO
Cidade recebe 2 milhões de romeiros/ano
A cidade de Juazeiro é atualmente um dos mais importantes centros de romaria da América Latina, sendo o segundo maior depois de Aparecida do Norte, em São Paulo. A cada ano, recebe cerca de 2 milhões de romeiros, tendo com suas principais romarias, a de Nossa Senhora das Candeias, em fevereiro; Nossa Senhora das Dores, em setembro e Finados, em novembro. Abril também é um dos meses considerados de maior fluxo de fiéis de todo o Nordeste, em virtude da Semana Santa.
Mais informações:
A Paixão de Cristo de Juazeiro do Norte
Rua Menino Jesus de Praga, 279
Novo Juazeiro
Telefone: (88) 8879- 1475

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: