Cidade do Vaticano (RV) – A Esmolaria Pontifícia informou nesta sexta-feira que foram concluídos os trabalhos para a instalação das novas duchas nos banheiros sob as Colunatas de Bernini, completando assim o projeto de ampliação deste serviço para os pobres na cidade de Roma por meio das Paróquias que aderiram à iniciativa, sobretudo naquelas onde já existiam refeitórios e onde existe maior concentração de sem-teto.
Os trabalhos foram projetados, dirigidos e realizados por técnicos do Governatorato da Cidade do Vaticano. Foram instaladas três duchas e organizado um pequeno local para os barbeiros, sendo reestruturado assim o setor dos banheiros existentes no braço direito das Colunatas.
Tudo foi feito com grande sobriedade e dignidade, mas com o uso de técnicas modernas. Cada pia tem água quente, local para sabonete e jato de ar quente para enxugar as mãos, tudo acionado por fotocélula. Para revestir as paredes foi utilizada uma resina especial que assegura a máxima higiene.
As duchas funcionarão diariamente, à exceção das quartas-feira da Audiência Geral ou quando são realizadas grandes celebrações na Praça São Pedro ou na Basílica. Nas segundas, quintas e sábados, o serviço estará aos cuidados dos voluntários da UNITALSI – setor Roma.
A barbearia estará disponível nas segundas-feiras, das 9 às 15 horas. O serviço será garantido por diversos barbeiros voluntários e por estudantes do último ano de uma escola de cabeleireiros de Roma.
“Os nossos peregrinos sem-teto – diz a nota da Esmolaria Pontifícia – receberão, para a ducha, roupas íntimas limpas e um kit com toalha, sabonete, pasta de dente, barbeador e espuma de barba, desodorante, tudo segundo as exigências pessoais de cada um”.
A maior parte do material será oferecido gratuitamente por diversas empresas e doadores particulares. O material que faltar será adquirido conforme a necessidade pela Esmolaria Apostólica com o dinheiro proveniente das Bênçãos Apostólicas.
Em alguns dias da semana a acolhida dos pobres será feita por diversos voluntários , começando pelas Irmãs da Madre Teresa de Calcutá, as Irmãs Albertinas que atendem a Guarda Suiça, as Vincentinas e por tantos outros voluntários que ofereceram sua colaboração.
O Centro Televisivo Vaticano e o Serviço Fotográfico do L’Osservatore Romano fizeram as imagens do novo local.
A Esmolaria agradece a todas as paróquias que participaram do projeto e em particular a todos aqueles que contribuíram para a realização das duchas sob as Colunatas e a todos que, de alguma forma, contribuíram para o projeto em favor dos pobres. (JE)(from Vatican Radio).
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário