domingo, 1 de fevereiro de 2015

SCEAM VAI SER RECEBIDO EM AUDIÊNCIA PELO PAPA FRANCISCO


O Comitê Permanente do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SCEAM) será recebido em audiência pelo Papa Francisco esta semana no Vaticano. A Direção do SCEAM informará o Santo Padre sobre a situação atual da Igreja em África.
Segundo um comunicado de imprensa difundido no passado dia 30 de Janeiro pelo Secretariado do SCEAM, a audiência com o Papa será precedida por uma reunião estatutária do Comité Permanente do próprio SCEAM, a ter lugar no Vaticano de 2 a 8 de Fevereiro.
Durante a sua estada no Vaticano o Comité, formado por onze Bispos e chefiado pelo Presidente do SCEAM, Dom Gabriel Mbilingi, (arcebispo de Lubango, Angola) terá encontros também com o Secretário de Estado do vaticano e com os chefes de diversos dicastérios do Vaticano, entre os quais a Congregação para a Evangelização dos Povos; o Secretariado do Sínodo dos Bispos, os Conselhos Pontifícios,  respectivamente, para a Justiça e Paz; para a Cultura; para o Diálogo Inter-religioso; e para a Família.
O Comité Permanente passará igualmente em revista a colaboração entre o SCEAM e o Conselho das Conferência Episcopais Europeias (CCEE), com particular ênfase para um Seminário conjunto sobre a Família a ter lugar em Moçambique no próximo mês de Maio.
O Comité Permanente do SCEAM é formado pelo Presidente, dois Vice-Presidentes, o Tesoureiro e um representante de cada uma das oito regiões Episcopais do SCEAM.
Recorde-se que o SCEAM foi fundado em Julho de 1969 em Kampala, Uganda, pelo Papa Paulo VI, e tem sede atualmente em  Acra, no Gana. O seu Secretário geral é o P. Joseph Komakoma. (DA)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: