quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

25/02/2015- 4ª. Feira I semana da Quaresma

Reflexão Pessoal –  Jonas 3, 1-10  “afastar-se do mau caminho!”
 Deus não deseja a morte dos Seus filhos, mas sim a sua conversão. Por isso ainda hoje Ele conta com os Jonas que são enviados para nos abrir os olhos, ligar os nossos ouvidos e tocar o nosso coração para fazer-nos afastar do mau caminho, através da Sua Palavra. Nesta leitura nós percebemos como Jonas foi intimado por Deus a ir até a cidade de Nínive a fim de chamar seu povo à conversão. Nínive é o local para onde o Senhor nos envia seja a nossa própria casa, o nosso trabalho ou mesmo na nossa comunidade. Por isso algumas vezes, somos nós os próprios Jonas, enviados por Deus para exortar as pessoas na “grande cidade de Nínive”. O povo de Nínive escutou e acreditou nas admoestações de Jonas, até mesmo o próprio rei. Quando o rei, aquele que está à frente de um povo, atende e vive a Palavra de Deus, os seus seguidores são salvos. De certa forma nós também somos “reis” diante de alguém, isto é, responsáveis pelo crescimento espiritual e humano de alguma pessoa e, muita coisa pode melhorar dependendo do nosso testemunho e da nossa decisão de mudar e de voltar atrás nas nossas concepções.   A leitura também nos revela que Deus arrependeu-se do mal que resolvera fazer-lhes, e não o executou.  Será que Deus volta atrás? Voltar atrás é tão difícil para nós! Quando dizemos uma coisa, temos a pretensão de sustentar até o fim, mesmo que o mundo mude e as coisas se transformem. Nós sempre temos a razão! Como Deus age diferentemente de nós! Ele quer apenas a conversão do pecador: o voltar atrás de Deus está condicionado ao nosso voltar atrás. Ele é objetivo nos Seus planos e realizações: quer nos salvar!  Nós, hoje, podemos ser Jonas, ou um dos ninivitas. Somos mensageiros de Deus para salvar o mundo e estamos no mundo para sermos salvos através dos mensageiros de Deus. É tempo de conversão, tempo de mudanças e o Senhor nos diz: “enquanto há vida, há esperança”, portanto, ainda há tempo! – Como você tem recebido a exortação do Senhor por meio dos “Jonas” que vêm até você? – Qual é o seu propósito de conversão nessa quaresma? – Em que o Senhor tem lhe pedido para que mude?
 Salmo  50   – Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!”
 O amor de Deus nos purifica do nosso pecado e apaga completamente a nossa culpa. Clamar por misericórdia é apossar-se do amor infinito do Pai que nos criou para uma vida plena. O salmista pede a Deus que crie nele um coração que seja puro e que lhe dê de novo um espírito decidido. É disso que também nós precisamos: de um coração puro, um espírito decidido e de uma alma penitente. E é isso também que agrada ao Senhor.
Evangelho –  Lucas 11, 29-32 –    “Jesus, sinal do Amor do Pai  ”
Jesus veio ao mundo como um sinal do Amor do Pai para com a humanidade. Ele é a manifestação viva da Misericórdia de Deus e deu prova disto quando esteve aqui na terra. Por isso neste Evangelho Ele se indignou com o povo que apesar de ver os milagres que fazia não se convertia. Os ninivitas se arrependeram e se converteram com a pregação de Jonas e Ele sendo maior do que Jonas e maior que Salomão que atraiu reis pela sua sabedoria não conseguia que lhe reconhecessem. Continuavam pedindo-lhe sinais.  Nós fazemos parte desta geração que tem Jesus como sinal e mesmo assim muitas vezes necessitamos de outros sinais para acreditar na força e no poder de Deus. Jesus, então, nos abre os olhos: os ninivitas acreditaram nas palavras de Jonas; a rainha do sul (rainha de Sabá) seguiu os conselhos de Salomão, e todos foram salvos. E nós?   A quem devemos ouvir para não fazermos parte dessa geração que caminha para o mal? A Sua Palavra é a bússola de Deus para nós. A geração má é aquela que é constituída de uma multidão de gente que não crê na Palavra de Deus e não segue os Seus ensinamentos esperando por alguma coisa que venha a acontecer e que seja visível aos seus olhos e sensível ao toque. É a geração daqueles (as) que querem um sinal para acreditar e não enxergam o que está um pouco além da mesma vidinha medíocre e sem objetivo do ter, do prazer, do poder, do divertir-se, do amealhar – Você faz parte da geração boa ou má?  Faça uma reflexão da sua vida e pense se há alguma mensagem do Evangelho que você não acredita e por isso não tenta viver como Jesus ensinou. - Você ainda espera algum outro sinal a não ser o sinal da Cruz? – A palavra de Deus lhe basta para que você volte atrás e se arrependa e tenha vida nova?  

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: