segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O SEGREDO DA INFELICIDADE É VIVER PARA SI MESMO

 

carmadelioE o Renascer 2015 continua. Em seu segundo dia (16), a palestra “Consolo como Dom de Deus”, ministrada por Carmadélio Sousa, missionário da Comunidade Católica Shalom, levou os participantes a refletirem sobre o sentido do sofrimento.
Fundamentado no Sermão da Montanha(Mateus 5,1-12), Carmadélio traçou um paralelo entre a felicidade em Deus com a sociedade e a mentalidade do mundo de hoje, que confunde o pecado com o pecador, levando as pessoas a terem um conceito errado de felicidade. Ressaltou o consumismo, o prazer, a beleza, e a instrumentalização do outro para seu próprio bem, e uma visão superficial como o cerne da infelicidade. “O segredo da infelicidade é viver para si mesmo”, revelou.
Os sofrimentos de fato existem e são de forma física, moral e espiritual, mas segundo o palestrante não podemos delegar a Deus a culpa da nossa infelicidade e ser vítima de minha existência. Mesmo não querendo  sofrer nem um tipo de dor, ela que nos ensina a simplicidade e a humildade.
“Deus nos consola para que eu seja capaz de consolar o outro”, enfatizou o missionário, destacando que a presença de Deus nos acompanha e nos sustenta durante o sofrimento e que para ser feliz é preciso encontrar sentido no sofrimento. O Espírito Santo, o perdão incondicional de Deus por nós, a presença dos irmãos que nos ajudam e unir nossas dores as de Cristo são algumas vias de consolação em nossas vidas.
Segundo ele, o amor de Deus nos faz dar um sentido novo para nossas vidas, pois nada poderá nos separar desse amor no meio das tribulações.

Fonte: Site da Comunidade Shalom
Ângela Barroso 
Edição: Emanuele Sales

Nenhum comentário: