sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CANINDÉ COMEMORA 10 ANOS DO "DIA DO ROMEIRO"

Image-0-Artigo-1792695-1

A data, que é celebrada pelo décimo ano, encerra um ciclo de romarias no Santuário de São Francisco das Chagas, mas abre oficialmente a programação religiosa alusiva a São Francisco de Assis
FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
Canindé. Com uma extensa programação religiosa, este município promove, desde a terça-feira passada, o Dia do Romeiro. A data, que é celebrada pelo décimo ano, encerra um ciclo de romarias no Santuário de São Francisco das Chagas, mas abre oficialmente a programação religiosa alusiva a São Francisco de Assis, que culmina nos meses de setembro a outubro.
Neste ano, o ponto máximo da festa é a celebração dos 100 anos do novo Santuário Franciscano. Na procissão do andor de São Francisco, que arrasta multidões, o pároco Frei Marconi Linsfaz questão de caminhar sozinho, liderando a multidão de fiéis que se aglomeram no entorno da basílica.
"O Dia do romeiro é uma data, que mostra para o povo brasileiro a importância de suas naturalidades. Afinal são 125 anos que o Painel do santo arrasta multidões. Na noite do dia 3 de fevereiro, mais de 2 mil pessoas foram as ruas para pedir graças ao santo", observou o religioso.
Entusiasmo
"Estou entusiasmado e saio feliz, numa demonstração de fé e devoção a São Francisco na maior caminhada profunda ao santo vivo, como fez Jesus. O Dia do Romeiro é um dia de ação de graças, para que nós que somos fiéis tenhamos um amor profundo por São Francisco e pelo santuário", disse o presidente da Câmara Municipal da cidade, Valdemar Filho.
A programação da abertura da festa contou com missas em Ação de Graças procissão com o Painel de São Francisco que reuniu a população e os romeiros pelas principais ruas de Canindé. Após a procissão, aconteceu o encerramento dos festejos com a bênção do relicário, pelo Guardião do Convento de Santo Antônio do Brasil, frei Sérgio Moura.
Depois do retorno do Painel do santo a Casa dos Milagres, aconteceram homenagens aos responsáveis pelas romarias e aos que contribuíram pelo bom desempenho e atendimento aos romeiros durante todo ano de 2014. A banda de música do maestro J. Ratinho abriu as apresentações culturais do dia, com a participação de vários artistas da terra. O sanfoneiro Savinho do Acordeon, de apenas 14 anos, foi uma das grandes atrações artísticas do dia.
Antonio Carlos Alves
Colaborador

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: