quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

29/01/2015 - 5ª. Feira III semana comum 

– Hebreus 10, 19-25 – “cuidado para não desanimar nem perder a esperança ”

Através de Sua humanidade Jesus nos abriu um caminho novo e vivo, assim sendo pelo Seu Sangue temos plena liberdade para entrar no santuário. Por isso tudo o que era velho na nossa vida não tem mais razão de ser. O tempo da ignorância, quando não conhecíamos a Cristo, não conta. Este caminho nos leva a uma vida santa e tudo isto nós podemos vivenciar no agora da nossa história com um coração sincero e cheio de fé, procurando purificar a nossa consciência das coisas que mancharam a nossa alma. A leitura nos exorta a que estejamos atentos uns aos outros para não desanimar nem perder a esperança confiando na fidelidade de Deus que nos prometeu salvação. Que não abandonemos as nossas assembleias, isto é, as nossas orações comunitárias e nos animemos mutuamente com atos de caridade e boas ações. Que possamos cada dia mais nos aproximar do Senhor e usufruir de tudo quanto Ele nos presenteia: vida, saúde, família, amigos, trabalho, casa, comida, enquanto aqui estivermos e a vida eterna que teremos, finalmente, no dia que se aproxima. Enquanto aqui vivermos que possamos dar graças a Deus por todas as coisas. – Você já começou a dar os primeiros passos nesse Novo Caminho? – Você tem tentado animar as pessoas que o (a) rodeiam mostrando as coisas boas que elas possuem? -  Você ainda é ligado (a) às suas faltas do passado? – Você é perseverante na oração em Comunidade?


Salmo 23 – “É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

O Senhor Deus criou o céu e a terra com tudo o que ela encerra e assim Ele a sustem firme sobre os mares. No entanto, o homem, objeto de toda a criação, só encontra estabilidade e segurança quando busca a Sua face. Nós só podemos encontrar o rosto do Senhor quando nós nos dispomos a entrar em comunhão com Ele de coração puro e inocente afastando para longe os nossos pensamentos vãos e deixando-nos purificar das nossas faltas.   Assim nós estamos prontos (as) para receber a Sua bênção especial para cada momento da nossa existência. 

Evangelho – Marcos 4, 21-25 – “sinceridade e   transparência nas ações”
Neste Evangelho Jesus nos ensina a transparecer pelas nossas ações tudo o que tivermos dentro do nosso coração para que possamos edificar o reino de Deus. Assim sendo, as nossas ações deverão ser produtos dos nossos pensamentos e também dos nossos sentimentos. As nossas ações deverão ser como lâmpadas acesas colocadas em lugar alto a fim de que todas as pessoas que as vejam sejam iluminadas, isto é, tenham conhecimento e possam usufruir. Portanto, as nossas atitudes e obras devem revelar o que cultivamos dentro de nós mesmos (as).  Se, cultivamos em nós bons pensamentos e regamos os nossos bons sentimentos  poderemos também realizar boas obras as quais são como lâmpadas acesas que podem ser vistas por todas as pessoas. Quando falseamos ou quando blefamos e escondemos as nossas reais intenções é um sinal de que também somos capazes de praticar ações duvidosas que mesmo  aparentando bondade, são, no entanto, arapucas que armamos para que outros caiam. Aí, nós revelamos apenas a escuridão que há dentro do nosso coração. Jesus continua nos advertindo em relação às nossas ações e, agora também, quanto aos nossos julgamentos quando diz: “com a mesma medida com que medirdes também vós sereis medidos”.  Muitas vezes nós usamos critérios muito exigentes para com o  nosso próximo e não nos apercebemos de que com o mesmo rigor nós também seremos julgados (as), e ... por nós mesmos (as)! A medida, então, é a que nós usamos, isto é, a nossa medida. Precisamos, portanto, ter o cuidado de purificar os nossos pensamentos e sentimentos a fim de que possamos atuar com sinceridade e com transparência irradiando ao mundo a Luz que vem do Senhor. E que as nossas ações e os nossos julgamentos para com os nossos irmãos (ãs) sejam feitos com uma medida ajustada à nossa própria fraqueza, portanto, cheios de misericórdia e compaixão. – Você é uma pessoa transparente e sincera? – As suas ações acompanham os seus sentimentos e pensamentos ou você consegue camuflá-las? – Você é muito rigoroso (a) com os erros das pessoas? – E com os seus? – Você é uma pessoa que se impacienta por qualquer coisa? – Qual é a sua medida?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: