terça-feira, 27 de janeiro de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


27/01/2015 - 3ª. feira III semana comum

Hebreus 10, 1-10 - “o cumprimento da Lei não nos leva para o céu!”

Para fazer a vontade do Pai, Jesus Cristo ofertou-se a si mesmo, de uma vez por todas, como vítima, pela expiação dos nossos  pecados. A vontade do Pai consiste na nossa salvação e santificação, por isso a leitura nos mostra que o próprio Cristo ao entrar no mundo, afirmou: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo”. Assim sendo, somente, a fé em Jesus e a nossa adesão ao Plano do Pai, nos conduzirão para a vida eterna. A fé em Jesus nos faz compartilhar com Ele a nossa vida deixando com que Ele permaneça em nós e nos faça viver uma verdadeira conversão.  O cumprimento da lei e os sacrifícios que se oferecem a Deus, por si só, são totalmente incapazes de nos levar para o céu. Quando vivemos somente cumprindo a Lei, na verdade estamos esboçando apenas um desenho dos bens que almejamos adquirir no futuro, e não o modelo real do que está reservado para nós.  Desse modo, enquanto aqui estivermos cumprimos um processo de conversão que nos leva, a também, como Jesus, nos oferecer para que a vontade de Deus se realize em nós e por meio de nós. Por isso, precisamos ter em mente que não serão as coisas boas que fizermos nem os bens que oferecermos a Deus que nos levarão para a vida eterna, mas a nossa entrega total a Jesus que nos ensina a fazer as coisas por amor a Ele.
 – Você é daquelas pessoas que faz um rosário de sacrifícios, mas esquece de perdoar a quem o (a) ofendeu? – Como você tem oferecido a sua vida a Deus: por palavras ou ações? – Você já descobriu qual a vontade de Deus para você?

Salmo 39 – “Eis que venho fazer, com prazer a vossa vontade, Senhor!”
O Senhor põe nos nossos lábios um canto novo, quando nós nos abrimos a fazer, com prazer, a Sua vontade. Quando nos dispomos a viver o plano de Deus com as nossas ações, os nossos ouvidos também  se abrem para perceber as obras do Senhor e os nossos lábios para proclamar a sua justiça no meio da grande assembleia dos filhos de Deus.


Evangelho Marcos 3, 31-35 – “viver conforme a vontade do Pai”

A multidão que estava sentada aos pés de Jesus e O ouvia com  atenção buscando alento para as suas dores e dificuldades. Em outras palavras, buscava a salvação e o perdão para os seus pecados. Em todos os momentos da Sua vida pública Jesus se valia da Palavra e dos ensinamentos para edificar o reino dos céus aqui na terra acolhendo o povo que O procurava.  Ele sabia que a Sua Missão era fazer a vontade do Pai e, naquele momento, a vontade do Pai consistia em que Ele pregasse, libertasse e curasse aquele povo dos males que o afligia. Aproveitando, então, a circunstância do momento Jesus deu a eles um ensinamento valioso, dizendo: “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Podemos constatar, portanto, que Jesus coloca como condição para que sejamos da Sua família o cumprimento da vontade do Pai. Ser irmão de Jesus, ser da família de Jesus implica para nós em que estejamos vivendo de acordo com a vontade do Pai que se expressa na Sua Palavra. Portanto, nós fazemos a vontade de Deus quando estamos ajustados (as) à sua Palavra e vivenciando os Seus ensinamentos nos nossos relacionamentos dando verdadeiro testemunho de que somos da família de Jesus.    Resta a nós também nos perguntarmos:  –  Você se considera também  da família de Jesus?  O que você tem feito para isso? - Você tem feito a vontade do Pai? Quem está norteando as suas ações e os seus empreendimentos?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: