terça-feira, 23 de dezembro de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

23/12/2014 – 3ª. feira IV semana do advento 

- Malaquias 3,1-4.23-24 -  “tempo de purificação ”

O tempo do Advento nos é propício para que nos apossemos das promessas de Deus e, assim, matar a nossa fome de felicidade. O homem, em todos os tempos, sempre esperou por Aquele que é capaz e tem poder para, libertá-lo da escravidão, da infelicidade, da tristeza, da miséria em que a teia do pecado o colocou. É próprio do ser humano o desejo de libertação! Nesta leitura o Senhor nos acena com a chegada do seu anjo que vem preparar em nós o caminho para que Deus tome posse do nosso coração. Muitos profetas vieram para anunciar a chegada do Redentor, inclusive Elias e João Batista.  Jesus Cristo já veio para reatar a nossa amizade com o Pai. Ele vem para cada homem de boa vontade!  Ele vem para purificar os corações, agindo com o poder do fogo do Espírito Santo. Vem, para preparar um povo forte, purificado de suas mazelas e libertos da escravidão do mal. Vem, para reatar a amizade do homem com Deus, a fim de que ele possa viver a plenitude da promessa que é a sua felicidade interior. Todas as promessas que Deus faz nesta profecia, acontecem no dia a dia das pessoas que realmente têm o coração preparado para acolher a Salvação de Jesus.   Para nós hoje, como também naquele tempo, é motivo de expectativa, de alegria, de encorajamento. Só com o coração livre da injustiça e da maldade que o pecado lhe impõe, o homem poderá ofertar ao Senhor os frutos da sua vida, da sua luta e das suas conquistas. Deus faz a grandiosa obra de reconciliação e torna o homem puro, capaz de Lhe fazer oferendas justas. -  Em que você pode estar resistindo à chegada do Messias, do  libertador do seu coração?– Como você está preparando o caminho para que Ele também entre no seio da sua casa, na sua família? – O que em você precisa ser ainda purificado (a)?
                                                                                           
Salmo 24 – “Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!”

Este salmo nos ensina a pedir ao Senhor que nos mostre os Seus caminhos e nos faça conhecer a Sua estrada. A estrada que o Senhor abriu para nós é o Plano de Amor que Ele já elaborou para que nós coloquemos em prática. Nesse projeto o Senhor imprimiu como alicerce a justiça que consiste na verdade e no amor. Para isso, Ele nos dá conhecer a Sua aliança, na medida em que mais íntimos (as) Dele, nós nos tornamos. É por meio da oração que nós interagimos com o Senhor e aprendemos a andar nos Seus caminhos.

Evangelho – Lucas  1, 57-66 – “ no nome a missão”

O nascimento de João Batista preanuncia para nós que a Salvação está próxima e que Deus é o Senhor do tempo e da história. Neste episódio nós percebemos a intervenção direta do Senhor na vida de Zacarias e Izabel. João Batista foi predestinado, desde a sua concepção, a vir ao mundo para preparar o caminho do Salvador. Por isso, fatos extraordinários aconteceram com seus pais, os quais já idosos experimentaram a grande manifestação do poder do alto.  Percebia-se entre Isabel e Zacarias uma unidade perfeita, por isso, quando ele nasceu o seu nome foi suscitado no coração dos dois, embora houvesse outras sugestões. Assim também o Senhor faz conosco. Ele pensa em todos os detalhes para que o Seu plano de Salvação se realize na nossa vida e nos prepara para que possamos acolher o Messias, Aquele que veio para nos salvar e dar vida plena. Assim como designou um nome para João Batista, Deus também pensou no nosso nome o qual também pode designar a nossa missão a que somos chamados a desempenhar.  O plano de Deus para nós também pode se revelar no significado do nosso nome e mesmo que não tenhamos conhecimento o Senhor nos motiva, pois Ele sabe de tudo a nosso respeito.    No dia em que nascemos todos ficaram alegres com a nossa chegada, mas somente o Senhor sabia verdadeiramente qual seria a nossa missão aqui na terra.  O nome pelo qual somos evocados é muito importante, pois divulga a nossa identidade como pessoa humana, mas também como filho (a) de Deus batizados em Nome de Jesus.  Todos nós também podemos nos considerar um João Batista, alguém que é muito importante para o reino de Deus! -  Você já pensou nisso? - Você sabe o que significa o seu nome? - Pergunte ao Senhor qual é a sua parte no plano Dele?  - Será que você já está vivendo dentro deste plano? - Você tem paz e serenidade em relação a quem você é e faz? - Você tem dúvidas? - Converse com Deus sobre isto!


 Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: