quinta-feira, 6 de novembro de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

Reflexão pessoal - 
 Filipenses 3, 3-8 – “A nossa maior riqueza é o conhecimento de Jesus Cristo
 
Diante dos judeus cristãos que se arvoravam de serem superiores aos outros em vista de que tinham o corpo marcado pela circuncisão, Paulo, guiado pelo Espírito Santo, os fazia perceber que a verdadeira circuncisão é o culto espiritual que prestamos a Deus e a glória que nós concedemos a Jesus Cristo. Assim, São Paulo nos motiva a vivermos, aqui na terra, sem nos apoiarmos nas nossas conquistas materiais nem tampouco nos valores que o mundo tem como fundamento. Por isso, não precisamos nos impressionar com as pessoas que seguem rigorosamente as leis e os preceitos divinos, mas não colocam os seus corações a serviço da justiça e do amor. Somente vive o amor e a justiça de Deus quem Lhe presta culto e tem a Sua Palavra como ensinamento para a vida. A nossa maior riqueza é o conhecimento de Jesus Cristo e a vivência do Seu Evangelho. Para nós não basta somente o conhecimento intelectual adquirido por força de muito estudo e aprofundamento da mente. Conhecer a Jesus significa ter intimidade com Ele, escutá-Lo, tê-Lo como amigo e confidente na certeza de que Ele é para nós o dom mais precioso.  Isto é o que importa! Todos os outros nossos “dotes” nos serão aproveitáveis apenas enquanto passamos por aqui e na medida das nossas necessidades.  – Você tem muitos bens e dotes? – Qual a medida para as suas conquistas? – O que você considera importante na sua vida? – Você é muito apegado (a) às coisas que passam?-  
 Salmo 104 – “Exulte o coração dos que buscam o Senhor!”
 
A Palavra de Deus se realiza concretamente quando nós O buscamos de todo nosso coração. Exultamos de alegria e podemos perceber os seus sinais e as maravilhas que Ele realiza em nós. Por isso, não podemos deixar de procurar constantemente a Face do Senhor que faz prodígios na vida dos Seus escolhidos. Somos   hoje, também, descendentes de Abraão e de Jacó e a nossa vida foi restaurada pelo poder de Jesus. Exultemos, pois, cantando alegres!
 Evangelho – Lucas 15, 1-10 – “Cada pecador que se converte é motivo de alegria no céu.
 
 Os fariseus e os mestres da lei, na sua ignorância, não entendiam quando Jesus se aproximava dos pecadores e acolhia as pessoas que antes estavam afastados e O procuravam para escutá-Lo. Então, Jesus lhes contava parábolas, apelando para que eles observassem que o modo de Deus tratar o pecador é muito diferente, do que eles próprios entendiam. Na nossa fragilidade humana, nós também entendemos que, quando alguém comete um erro precisa ser castigado para pagar a culpa. Cremos que esse também é o pensamento de Deus em relação a nós, quando pecamos. No entanto, ao contrário do que muitas vezes nós pensamos, Deus não se compraz com a morte do pecador, nem tem o propósito de castigá-lo pelas suas iniquidades.  Na parábola da ovelha perdida, Jesus Cristo nos afirma justamente o contrário: O Senhor vai ao encontro do pecador para resgatá-lo e acolhe-lo, da mesma forma como um pastor faz com a ovelha perdida.   Cada pecador que se converte é motivo de alegria no céu. Nós somos para Deus um bem precioso, assim como é preciosa a moeda que a mulher da parábola encontrou. Quanto mais tivermos consciência de que somos pecadores mais ainda  poderemos experimentar a misericórdia de Deus que vem ao nosso encontro para nos fazer justiça. Jesus acolhia os pecadores e fazia  refeições com eles a fim de atraí-los e converte-los devolvendo-lhes a honra de serem filhos de Deus. Assim também o Senhor quer nos dar dignidade, nos tirar da lama, nos oferecer roupa nova, anel no dedo e sandálias aos pés, a fim de participarmos da alegre festa do céu.  Porém, se nós não  consideramos pecadores, se nos justificamos e, como os fariseus e os mestres da lei, nós apontamos somente para o pecado do próximo, nunca poderemos comungar da alegria de Deus. O arrependimento é, portanto, o primeiro passo, para que participemos da festa no céu.  - Você também é uma ovelha fugida? - Você  percebe a alegria de Deus quando se deixa encontrar por Ele? - Você preferia estar entre as noventa e nove ovelhas “justas”? - Você confia na misericórdia de Deus para com o pecador mesmo que ele seja o pior de todos?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: